Blecaute deixa parte de Nova York às escuras por horas

Queda de energia ocorreu no início da noite deste sábado (13), afetando metro e Times Square

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma queda de energia atinge parte da cidade de Nova York no início da noite deste sábado (13). Segundo oficiais locais, mais de 70 mil clientes chegaram a ser afetados, mas já tiveram sua eletricidade restaurada. O blecaute se concentrou na região oeste de Manhattan, em partes de Upper West Side e Midtown. A cidade tem 8,6 milhões de habitantes.

Pessoas andam em Times Square durante queda de energia que atinge Nova York - Jeenah Moon - 13.jul.2019/Reuters

As áreas atingidas incluem os arredores do Central Park e incluem outros pontos famosos, como parte dos teatros da Broadway, o Rockefeller Center, a Radio City e Times Square, que ficou com parte de seus anúncios gigantes apagados. 

Com o blecaute, muitas pessoas foram para as ruas. Há relatos de chamados aos bombeiros para apagar pequenos incêndios em instalações elétricas e para ajudar pessoas que ficaram presas em elevadores, mas sem ocorrências de mortes ou ferimentos graves. 

A queda de energia afeta a circulação de ao menos treze  linhas de metrô. Os trens seguiram rodando, mas estações ficaram totalmente às escuras.

Também há problemas de trânsito, pois semáforos deixaram de funcionar. 

As áreas afetadas já tiveram seu fornecimento de energia totalmente reestabelecido, segundo o departamento local. O prefeito Bill de Blasio publicou em uma rede social que o apagão  se deve a um incêndio ocorrido em um bueiro, no início da noite. 

Passageiros em metrô na estação da rua 66, durante o blecaute que atinge Nova York - Aleksandra Michalska - 13.jul.2019/Reuters

É verão em Nova York, e havia luz do dia até cerca de 20h30 (21h30 em Brasília). Os relatos da falta de energia começaram a surgir por volta de 19h. 

O blecaute deste sábado ocorreu no dia exato do aniversário de 42 anos do apagão histórico que atingiu a cidade em 1977. Aquele incidente deixou estimados US$ 310 milhões de prejuízo, segundo o jornal The New York Times. 

Pessoas caminham nos arredores de Times Square durante queda de energia - Jeenah Moon - 13.jul.2019/Reuters
 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.