Descrição de chapéu BBC News Brasil

Brasileiro que sobreviveu à erupção de vulcão filmou explosão com celular

Guia turístico o ajudou a descer da montanha; amigo italiano que o acompanhava morreu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | BBC News Brasil

"De repente, ouvimos uma explosão. Olhamos para cima e vimos uma chuva de lava solidificada que caía por todo lado, era uma chuva de detritos do tamanho de um fogão, ou de uma máquina de lavar", conta o brasileiro Thiago Takeuti, que estava fazendo uma excursão na ilha Stromboli, na costa da Sicília, onde está um dos vulcões mais ativos da Europa.

Takeuti conseguiu escapar, mas o amigo italiano, Massimo Imbasi, que o acompanhava no passeio, morreu após a erupção do vulcão, ocorrida no dia 4 de julho.

O vulcão, ativo há mais de 2.000 anos, mede 920 metros de altura e prossegue por 2.400 metros abaixo do nível do mar.

Takeuti filmou com seu celular parte das atividades do vulcão. As imagens mostram cenas de deslizamento e a explosão, com pedras, fumaça e lava, sendo lançada.

À BBC News Brasil, o brasileiro contou como escapou e tentou ajudar o amigo.

"Encontramos um espaço onde o fogo já tinha se apagado, mas o solo estava fervendo. A partir daí, o Massimo começou a passar mal e acabou caindo sentado. Acho que ele estava desidratado."

"Tentei impedir que ele se deitasse no chão quente para não piorar a situação, mas vi que ele estava com a respiração acelerada e perdendo consciência. Agachado, comecei a dar tapas no rosto dele e a fazer respiração boca a boca, apoiando as costas dele nas minhas pernas. Ele chegou a voltar a respirar umas três ou quatro vezes, mas aí não voltou mais. Tentei fazer massagem cardíaca com força, mesmo não sabendo muito como fazer. Tentei de todos os modos salvar a vida dele." ​

Takeuti disse que a primeira pessoa a encontrá-los foi um guia turístico, que o ajudou a descer a montanha. ​

Fumaça provocada pela erupção do vulcão na ilha de Stromboli, na Sicília
Fumaça provocada pelo vulcão na ilha de Stromboli, na Sicília, após entrar em erupção no início de julho - Giovanni Isolino / AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.