Câmara dos Deputados de Porto Rico abre processo de impeachment contra governador

Manifestantes pedem a renúncia de Ricardo Rosselló após vazamento de mensagens ofensivas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

San Juan (Porto Rico) | Reuters

O presidente da Câmara dos Deputados de Porto Rico, Johnny Mendez, anunciou nesta quarta-feira (24) a abertura de um processo de impeachment contra o governador Ricardo Rosselló.

O mandatário é pressionado por uma onda de protestos a renunciar ao cargo desde a divulgação de centenas de páginas contendo mensagens trocadas pelo aplicativo Telegram entre Rosselló e um grupo de auxiliares. Nas mensagens, publicadas em 13 de julho pelo Centro de Jornalismo Investigativo, o governador faz comentários ofensivos contra políticos e celebridades da ilha.

Segundo a imprensa local, incluindo o jornal El Nuevo Día, fontes anônimas afirmam que a renúncia de Rosselló é iminente. 

Caso Rosselló renuncie, a secretária de Justiça, Wanda Vázquez, assumiria o Executivo da ilha interinamente —os manifestantes rejeitam seu nome devido a sua proximidade política com o governador. 

Um painel independente de advogados convocado por Mendez para investigar as mensagens concluiu que quatro crimes e uma contravenção podem ter sido cometidos durante as conversas, afirmou Luis Rodríguez-Rivera, que integra o grupo.

Na segunda (22), a Justiça de Porto Rico emitiu mandados de busca para o governador e os outros 11 homens que integravam o grupo de mensagens. A ordem judicial determinou a apreensão dos telefones celulares de todos. Procuradores seguem investigando o caso. 

Vários aliados e assessores de Rosselló renunciaram nos últimos dias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.