Dalai-lama pede desculpas por declarações machistas

Líder espiritual tibetano disse em entrevista à BBC que sucessora deveria ser atraente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

O dalai-lama, líder espiritual tibetano, "lamenta profundamente" os comentários que fez sobre mulheres durante uma recente entrevista à BBC, informou sua assessoria em um comunicado divulgado nesta terça-feira (2).

"A respeito da pergunta se sua reencarnação poderia ser uma mulher, e ao sugerir que ela deveria ser mais atraente, Sua Santidade genuinamente não quis ofender", afirma o comunicado. "[Ele] lamenta profundamente que as pessoas tenham ficado ressentidas pelo que disse e oferece sinceras desculpas."

Os comentários foram feitos na semana passada em uma entrevista à emissora britânica com o líder espiritual tibetano no exílio, em Dharamsala, no norte da Índia.

Dalai-lama faz discurso em Mumbai (Índia) - Punit Paranjpe - 12.dez.18/AFP

"Se houver uma mulher dalai-lama, ela deve ser mais atraente", afirmou ele ao se indagado a respeito da possibilidade. "Se uma dalai-lama mulher fosse [faz uma careta], acho que as pessoas prefeririam não olhar para ela", disse.

"Sua Santidade, um monge agora com oitenta e poucos anos, tem grande senso das contradições entre o mundo materialista e globalizado que encontra em suas viagens e as ideias complexas e esotéricas sobre a reencarnação que estão no coração da tradição budista tibetana", afirma o comunicado.

"No entanto, às vezes acontece que (...) o que pode ser divertido em um contexto cultural, perde o humor na tradução quando vertido para outro contexto. Ele se arrepende de qualquer ofensa que possa ter sido feita", afirma ainda o texto.

"Por toda a sua longa vida, Sua Santidade se opôs à objetificação das mulheres, apoiou as mulheres e seus direitos e celebrou o crescente consenso internacional em apoio à igualdade de gênero e respeito às mulheres", conclui a nota.

Na mesma entrevista à BBC, o dalai-lama também disse que o presidente americano, Donald Trump, não tem "princípio moral", que era melhor "manter a Europa para europeus" e que é favorável à permanência do Reino Unido na União Europeia, dizendo-se um "admirador do espírito" do bloco. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.