Descrição de chapéu Governo Trump

Estátua de Melania Trump na Eslovênia é comparada a espantalho

Homenagem foi colocada no povoado natal da primeira-dama dos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Escultura de madeira da primeira-dama Melania Trump, na Eslovênia Borut Zivulovic/Reuters

Sevnica (Eslovênia) | AFP

​Depois do pastel da Melania, mel da Melania e até sapatilhas da Melania, a cidade natal da primeira-dama americana terá agora a primeira estátua de sua filha mais famosa.

A estátua em tamanho natural nos arredores de Sevnica, na Eslovênia, foi inaugurada nessa sexta-feira (5) e já causa polêmica. A obra é do artista conceitual americano Brad Downey, 39, que garante que esse é o primeiro monumento no mundo dedicado à esposa do presidente americano Donald Trump.

A obra foi esculpida em uma árvore com motosserra e mostra a primeira-dama vestida de azul levantando a mão esquerda, reproduzindo o gesto que Melania fez durante o juramento de seu marido em 2017.

A escultura, realizada no estilo naif, provocou críticas que dizem, por exemplo, que parece um "espantalho".

"Posso entender que as pessoas pensem que não se aproxima muito de sua aparência física", disse Downey em entrevista à agência de notícias AFP, afirmando que acha o resultado "absolutamente lindo".

Desde que Donald Trump assumiu a Presidência nos EUA, em 2017, a tranquila Sevnica se transformou em um ímã para turistas e jornalistas em busca do passado da primeira-dama americana. 

Os comerciantes locais aproveitam esse interesse para oferecer uma grande quantidade de produtos alimentícios e mercadorias com o nome de Melania, assim como um passeio pelos locais onde passou seus primeiros anos de vida.

Downey fez a estátua como parte de um projeto para explorar as raízes eslovenas e delegou a tarefa para o artesão local Ales Zupevc, apelidado de "Maxi".

O artista disse à AFP que ficou impactado com o fato de "Maxi" ter nascido no mesmo ano e no mesmo hospital que Melania.

"Podemos ver esse rio e as montanhas tal como ela os via quando criança", disse Downey.

Nika, 24, estudante local de arquitetura, disse que "se o monumento quer ser uma paródia, aí sim o artista teve sucesso".

"Aqui em Sevnica podemos apenas rir e colocar as mãos na cabeça pela catastrófica reputação" dos Trump, diz.

Katarina, 66, afirma que o monumento é uma "boa ideia". "Melania é uma heroína eslovena, conseguiu chegar ao ponto mais alto dos Estados Unidos".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.