Festa de São Firmino termina com 35 feridos, incluindo 8 chifrados

Evento acontece entre 6 e 14 de julho e atrai turistas do mundo inteiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

As festividades de São Firmino, em Pamplona, no norte da Espanha, terminaram neste domingo (14) com três pessoas chifradas no oitavo e último dia de festejos, elevando para oito o total de pessoas chifradas entre os 35 feridos hospitalizados durante o evento.

Outras centenas de pessoas ficaram levemente feridas. A Cruz Vermelha anunciou que prestou atendimento a 655 pessoas durante a semana, incluindo 504 participantes das corridas.

As festas de São Firmino acontecem de 6 a 14 de julho. São as mais famosas da Espanha e todos os anos atraem milhares de turistas do mundo inteiro.

Durante uma semana, todas as manhãs, centenas de pessoas de camisa e calça brancas com lenço e cinto vermelhos tentam chegar o mais próximo possível de seis touros –ladeados por seis novilhos–, enquanto percorrem as ruas estreitas da cidade.

O percurso termina na arena onde esses touros são mortos à tarde pelos grandes nomes das touradas. 

A corrida ou "encierro" deixa, a cada ano, diversos feridos.

Neste domingo, o maior dos seis touros liberados se viu isolado e começou a atacar os corredores em seu caminho. Dois australianos de 27 e 30 anos, além de um espanhol de 25 anos, foram feridos pelo animal, que pesa meia tonelada, disseram autoridades regionais.

No ano passado, duas pessoas foram chifradas. Desde o início da compilação destes dados, em 1911, pelo menos 16 pessoas morreram nas festividades, a última em 2009. Em 2018, 42 pessoas ficaram feridas, duas delas chifradas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.