Manifestantes bloqueiam trens no horário de pico em novo protesto em Hong Kong

Atos contra governo foram realizados na manhã desta terça (30)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hong Kong | Reuters

Centenas de manifestantes de Hong Kong fizeram ações para atrasar os serviços de trens durante o horário de pico matinal desta terça-feira (30), provocando caos no transporte público, como parte da série de protestos contra o governo.

Ativistas mascarados bloquearam as portas dos trens, atrapalhando os serviços e forçando centenas de pessoas a deixarem as estações ferroviárias em busca de transporte alternativo.

Manifestantes bloqueiam trem em estação de Hong Kong - Tyrone Siu/Reuters

“Não sabemos quanto tempo ficaremos aqui, não temos um líder, como vocês podem ver este é um movimento de massa agora”, disse Sharon, manifestante mascarada de 21 anos que não quis dar o nome completo.

“Não é nossa intenção atrapalhar as pessoas, mas temos que fazer as autoridades entenderem por que protestamos. Continuaremos com isto o tempo que precisarmos.”

Outros bradavam “liberem Hong Kong” e “a revolução do nosso tempo”.

O que começou três meses atrás como manifestações contra um projeto de lei de extradição que teria permitido que pessoas de Hong Kong fossem enviadas à China continental para serem julgadas se tornou um movimento de repúdio mais amplo ao governo do território e aos seus mandantes políticos em Pequim.

Os protestos vêm ocorrendo quase diariamente, às vezes com pouco aviso prévio, prejudicando os negócios, aumentando a pressão sobre o governo já encurralado e sobrecarregando seu contingente policial, que alguns acusam de usar força excessiva.

No meio da manhã, os usuários do transporte interurbano se espremiam em estações de toda a cidade, esperando para embarcar em trens com grandes atrasos, e não havia serviço em algumas linhas.

A operadora de trens MTR exortou as pessoas a buscarem outros meios de transporte.

O secretário dos Transportes, Frank Chan, pediu aos manifestantes que parem de prejudicar uma rede ferroviária que transporta cinco milhões de pessoas por dia, noticiou a emissora pública RTHK.

Hong Kong, que foi devolvida à China em 1997, atravessa sua pior crise política em décadas após dois meses de protestos cada vez mais violentos que representam um dos desafios mais sérios aos líderes do Partido Comunista em Pequim.

Na segunda-feira, a China reiterou seu apoio à líder de Hong Kong, Carrie Lam, e à polícia do território, além de pedir ao povo de Hong Kong que rejeite a violência.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.