Petrobras conclui abastecimento de navios iranianos após determinação do STF

Embarcações ficaram atracadas há quase 50 dias por falta de fornecimento de combustível

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Após determinação judicial, a Petrobras concluiu neste sábado ao abastecimento de navios iranianos que estão parados há quase 50 dias no porto de Paranaguá (PR).

A petroleira vinha se negando​ a vender combustível para as embarcações argumentando que ambas estão na lista de empresas sancionadas pelos Estados Unidos. 

A justificativa era de que, ao fornecer óleo aos navios, a própria Petrobras estaria sob risco de sofrer penalidades pelas autoridades norte-americanas. 

São dois os navios iranianos fundeados em Paranaguá, o Bavand e o Termeh. Eles trouxeram ureia ao Brasil e deveriam retornar com milho ao país persa. 

Na noite da última quarta-feira (24), o presidente do STF, Dias Toffoli, determinou que a estatal fornecesse combustível.

O Bavand já tem embarcado quase 50 mil toneladas de milho e, já abastecido, aguarda condições apropriadas de maré para iniciar a volta ao Irã. A previsão é de que isso ocorra neste domingo.

O Termeh partiu no início da tarde do Paraná para Imbituba (SC) onde será feito o carregamento de outras 60 mil toneladas antes do retorno ao país persa. A carga é avaliada em aproximadamente R$ 100 milhões. 

A previsão da viagem entre Brasil e o Irã é de 37 dias. 

O presidente do STF —que decidiu o caso após uma disputa judicial nas instâncias inferiores— também argumentou prejuízos causados à balança comercial do país com o Irã, que é o maior comprador de milho brasileiro

Ele disse ainda que não há possibilidade de a Petrobras sofrer sanções dos EUA, uma vez que o reabastecimento será feito por ordem judicial. 

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.