Porto Rico tem novos protestos após governador desistir de tentar reeleição

Manifestantes querem que Ricardo Rosselló renuncie ao cargo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

San Juan (Porto Rico) e Miami | AFP e Reuters

Centenas de milhares de pessoas marcharam nesta segunda-feira (22) para pedir a renúncia do governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, no décimo dia de protestos pelo escândalo batizado “chatgate”.

No domingo, Rosselló anunciou que desistiria de buscar a reeleição no pleito de 2020 e que deixaria a liderança de seu partido, mas se recusou a sair do cargo.

O principal jornal da ilha também pediu a renúncia do governador e relatou que mais de 500 mil pessoas saíram às ruas na capital, San Juan. A polícia não se manifestou sobre estimativas de público. 

Os manifestantes ocuparam desde a manhã a via expressa Las Américas —principal avenida de San Juan—, na maior manifestação contra Rosselló desde que começaram os protestos, há dez dias.

Manifestantes marcham pela via Las Américas, em San Juan, pela renúncia do governador Ricardo Rosselló - Eric Rojas/AFP

“Não é suficiente. Deve entregar o poder a novos líderes”, afirmou Isham Rodríguez, 46, batendo em uma panela durante a passeata.

O presidente americano, Donald Trump, aproveitou a oportunidade para criticar o governador, que é filiado ao partido Democrata e com quem já tinha se enfrentado verbalmente porque questionava a gestão dos recursos federais disponibilizados por Washington para a recuperação do furacão Maria, em 2017.

“Eu sou o melhor que ocorreu a Porto Rico porque fizemos um grande trabalho”, disse Trump na Casa Branca. “É um governador terrível.”

Manifestantes se vestiram de preto e protestaram sob chuva. Vários artistas porto-riquenhos participaram do ato nesta segunda, como os cantores Ricky Martin, Benito Martínez (Bad Bunny) e René Pérez (Residente). Martin agitava uma bandeira do movimento do orgulho gay. 

"Nós não obedecemos ditadores em Porto Rico. É hora de você cair fora" disse Martin, 47, à multidão de manifestantes.

A prefeita de San Juan, Carmen Yulin Cruz, disse que o tempo de Rosselló havia acabado. "Nós não podemos mais suportar isso", diz ela em um vídeo publicado em redes sociais em que aparece vestindo uma blusa preta com os dizeres "o poder está nas ruas".

Cruz é candidata a governadora de Porto Rico nas eleições de 2020. 

Os protestos tiveram início após a divulgação de mensagens enviadas por Rosselló em chats privados nas quais fez críticas e piadas preconceituosas.

Nas conversas, feitas em um grupo fechado de 12 homens no aplicativo Telegram, ele ataca outros políticos, jornalistas e artistas do país, como Bad Bunny e Ricky Martin —o cantor foi alvo de comentários homofóbicos do governador. 

Os diálogos foram revelados no dia 13 pelo Centro de Jornalismo Investigativo (CPI) de Porto Rico, que teve acesso a 889 páginas de chat, nas quais políticos compartilham memes, piadas e xingamentos sexuais.

Em uma das mensagens, Rosselló se refere a um jornalista citando uma cena de sexo oral. Há também frases depreciando mulheres e obesos.

O governador também é criticado pela falta de ação durante a passagem do furacão Maria, que deixou mais de 4.000 mortos no território controlado pelos EUA, em 2017. Em uma mensagem vazada, ele faz piada sobre os cadáveres que se amontoavam nos necrotérios.

Rosselló é acusado ainda de desviar US$ 15 milhões (R$ 56 milhões) de fundos federais americanos destinados à recuperação da ilha após o furacão.

“Estou consciente da insatisfação e do mal-estar que sentem [em relação às mensagens]”, disse Rosselló no domingo. “Cometi erros e sou um homem de bem que tem um grande amor pela ilha. Mas reconheço que desculpar-me não é suficiente.”

Nesta segunda, o governador pediu aos porto-riquenhos que lhe deem uma segunda chance. "Eu usei palavras pelas quais peço desculpas, mas também realizei ações importantes para auxiliar setores vulneráveis", disse, referindo-se a políticas públicas destinadas a mulheres e à comunidade LGBT.

Os dois grupos são alvo de vários comentários homofóbicos e misóginos nas 889 páginas de mensagens publicadas em 13 de julho. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.