Porto-riquenhos rejeitam sucessora de governador e dizem que 'será a próxima'

Pelas regras locais, secretária da Justiça deve substituir Ricardo Rosselló em 2 de agosto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

San Juan (Porto Rico) e Miami | AFP

Centenas de porto-riquenhos foram às ruas pelo décimo terceiro dia consecutivo nesta quinta-feira (25), desta vez para comemorar a renúncia do governador Ricardo Rosselló, 40, e exigir "gente nova" no governo devido aos casos de corrupção vinculados aos fundos para o furacão Maria.

"A mesma gente que está no governo e faz parte do mesmo circuito de Ricardo Rosselló também tem de partir", disse à multidão o cantor René Pérez (Residente), que liderou os protestos. "Não queremos ninguém do passado, queremos gente nova."

Pela linha sucessória local, Rosselló deveria ser sucedido pelo secretário de Estado —no entanto, o cargo está vago. O posto seguinte na sucessão é o de secretário de Justiça, ocupado atualmente por Wanda Vázquez, 59.

A secretária de Justiça de Porto Rico, Wanda Vázquez, durante entrevista coletiva em San Juan
A secretária de Justiça de Porto Rico, Wanda Vázquez, durante entrevista coletiva em San Juan - WIRP Notiseis via Reuters

"Wanda, não queremos você também" e "Wanda, você é a próxima" eram alguns dos slogans dos manifestantes nesta quinta. 

 

Líderes do partido de Rosselló tentavam negociar outro sucessor, segundo fontes próximas às conversas. Uma opção seria preencher a vaga de secretário de Estado antes da renúncia de fato de Rosselló. 

"Durante nossa carreira no serviço público, mostrei que sempre trabalhei de maneira correta e honesta em benefício do povo", defendeu-se Vázquez. 

Cedendo à pressão de artistas, sindicatos, seu próprio partido e manifestações multitudinárias, Rosselló anunciou sua renúncia na noite quarta-feira (24).

"Hoje anuncio-lhes que estarei renunciando ao posto de governador efetivo na sexta-feira, 2 de agosto, às 17h", disse, em um vídeo difundido em uma rede social.

Nesta quinta-feira, seu gabinete tornou pública a carta de renúncia, destinada à Assembleia Legislativa e ao Supremo Tribunal.

Os protestos começaram quando um pequeno veículo de comunicação local, o Centro de Jornalismo Investigativo, divulgou em 13 de julho um chat no Telegram do qual participavam o governador e 11 homens de seu entorno.

Por ali, trocaram mensagens ofensivas sobre mulheres e homossexuais, bem como deboches às vítimas do furacão Maria.

Um dos manifestantes exibia um cartaz com a frase: "Tomara que nossos 4.645 mortos puxem seus pés, #RickyRenuncia".

As eleições serão celebradas em 20 de novembro de 2020, junto às presidenciais americanas.

Ainda na quarta, o presidente da Câmara dos Deputados de Porto Rico, Johnny Mendez, anunciou a abertura de um processo de impeachment contra Rosselló.

Um painel independente de advogados convocado por Mendez para investigar as mensagens concluiu que quatro crimes e uma contravenção podem ter sido cometidos durante as conversas, afirmou Luis Rodríguez-Rivera, que integra o grupo.

Na segunda (22), a Justiça emitiu mandados de busca para o governador e outros 11 homens que integravam o grupo de mensagens. Procuradores seguem investigando o caso.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.