Rei da Malásia que renunciou ao trono por esposa se divorcia após 7 meses

Mohammed 5º se casou com a russa Oksana Voevodina, com quem teve um filho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A breve história de amor entre Mohammed 5º de Kelantan, que foi rei da Malásia até o início deste ano, e Rihana Oksana Voevodina, ex-modelo russa, terminou tão rápido quanto começou, segundo reportagem do El País.

De acordo com o jornal espanhol, a imprensa local noticiou nesta quarta (17) documentos públicos do divórcio entre os dois, que se casaram em uma cerimônia em Moscou em novembro do ano passado.

casal está sentado, noiva veste véu, coroa e vestido branco de mangas compridas
O rei Mohammed 5º de Kelantan em seu casamento com Rihana Oksana, ex-modelo russa, em Moscou - Rihana Oksana no Instagram

Não se sabe o que teria levado ao término, mas os indícios apontam para uma separação litigiosa. De acordo com o El País, o divórcio foi realizado da forma mais severa prevista na lei islâmica, o chamado triplo talaq.

Segundo essa tradição, basta que o marido repita a palavra "talaq" três vezes para que a separação irrevogável se concretize. Alguns países muçulmanos, como o Paquistão, banem a prática por considerar que ela viola os direitos das mulheres.

O palácio real de Kelantan se limitou a divulgar um comunicado oficial em que pede à imprensa que não se refira a "certos indivíduos" como portadores de alguns títulos de nobreza —entre eles está o de rainha de Rihana Oksana.

Nem Mohammed nem sua ex-esposa se manifestaram publicamente sobre a separação. 

O romance entre os dois começou de forma igualmente misteriosa. Mohammed 5º se casou sem nenhum aviso prévio com a ex-miss Moscou Oksana Voevodina em novembro de 2018 em cerimônia em Moscou.

Então com 25 anos, a ex-modelo que trabalhou durante anos na China e na Tailândia se converteu ao islã, religião oficial da Malásia, e adotou o nome Rihana Oksana Voevodina.

Em entrevistas, ela afirmou que gostava de homens que "andam de skate e bicicleta e participam de competições". Mohammed 5º, porém, parece ter atendido ao seu critério mais importante: "Acredito que o homem deve ser a cabeça da família, e por isso não deve ganhar menos que a mulher". 

Ativa nas redes sociais, Oksana incomodou a família real desde o início do relacionamento. As fotos que publicava em sua conta no Instagram, nas quais mostrava sua vida de rainha, contrastavam com a tradicional discrição dos parentes do marido. 

Em um dos posts, ela conta como os dois se conheceram: "Ele se apresentou como o rei da Malásia. Achei que fosse uma piada, e respondi dizendo que era a rainha de Moscou", escreveu ela, segundo o El País. 

Em maio deste ano, seis meses após as bodas do casal, Oksana deu à luz um filho. Seu perfil na rede social também conta com diversas fotos durante a gravidez. 

A polêmica envolvendo o casal atingiu seu auge quando, no fim de 2018, vieram à tona imagens de um reality show russo no qual Oksana havia participado. As cenas mostravam a nova rainha fazendo sexo com um homem jovem. 

O episódio foi o estopim para a renúncia do marido, em janeiro deste ano. Mohammed 5º foi o primeiro rei da história moderna da Malásia a deixar o posto desde que o país se tornou uma monarquia parlamentar. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.