Descrição de chapéu Governo Trump

Trump culpa teleprompter por afirmar que aeroportos existiam no século 18

Erro ocorreu em discurso do Dia da Independência; primeiro voo foi em 1903

São Paulo

Donald Trump culpou nesta sexta (5) o tempo chuvoso e o mau funcionamento do teleprompter por um erro cometido durante seu discurso no Dia da Independência dos Estados Unidos.

No evento "Salute to America" (saudação à América), que ocorreu sob chuva, em Washington, o presidente americano fez uma referência a aeroportos —que não existiam na época da Revolução Americana.

"Tivemos muita chuva", disse Trump a repórteres. “Eu fiquei na chuva. O teleprompter saiu do ar. O teleprompter continuou saindo do ar e, no final, desligou por completo", disse. 

Trump em frente ao teleprompter molhado pela chuva - Nicholas Kamm/AFP

Em seu discurso de 4 de Julho, o presidente lembrou a criação do Exército pelo Congresso Continental em 1775. "O Exército Continental sofreu um inverno amargo em Valley Forge, encontrou a glória pelas águas do Delaware e conquistou a vitória de Cornwallis de Yorktown", disse.

"Nosso Exército tripulou o ar, assumiu os aeroportos, fez tudo o que tinha a fazer."

Não houve viagens aéreas durante a Guerra de Independência dos Estados Unidos. Os norte-americanos consideram que os irmãos Wilbur e Orville Wright, que voaram pela primeira vez em 1903, foram os inventores do avião.

Ainda que tenha assumido o erro, o republicano insistiu que "conhecia muito bem o discurso".

"Eu conhecia o discurso muito bem, então eu consegui fazê-lo sem um teleprompter, mas o teleprompter saiu do ar e foi realmente difícil de olhar porque havia chuva em todo o lado, mas apesar da chuva foi uma noite fantástica."

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.