Vítima de Mengele, sobrevivente de campo de concentração morre aos 85

Eva Kor fundou museu nos EUA dedicado à educação sobre Holocausto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Varsóvia | AFP

Eva Mozes Kor, sobrevivente do campo de extermínio nazista de Auschwitz-Birkenau e vítima dos experimentos desumanos do médico Josef Mengele, morreu na quinta-feira (4), em Cracóvia, na Polônia, aos 85 anos.

"Estamos profundamente entristecidos de anunciar a morte de Eva Kor, sobrevivente do Holocausto, advogada do perdão e fundadora do Museu do Holocausto e Centro de Educação Candles", afirmou a instituição em uma rede social. Kor fundou o museu em Indiana, nos Estados Unidos, em 1985.

Ela nasceu na Romênia e foi deportada com sua família judia para Auschwitz em 1944. Sua irmã gêmea Miriam também sobreviveu, mas seus pais, não.

Eva Mozes Kor, sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz, em foto de 2015 - Julian Stratenschulte/AFP

Kor morreu durante uma viagem anual organizada pelo museu, que incluía uma visita ao campo de concentração de Auschwitz. Ela será enterrada nos Estados Unidos.

Em 2015, a sobrevivente compareceu ao julgamento de Oskar Groning, ex-contador do campo de extermínio, acusado de "cumplicidade" no envio de 300 mil judeus às câmaras de gás entre maio e julho de 1944.

Durante o processo, Kor descreveu o tempo que passou no local, onde viu desaparecerem, "em 40 minutos", seus pais e as irmãs de 12 e 14 anos.

Também recordou os experimentos aterrorizantes do célebre doutor Josef Mengele, especialmente com gêmeos, que o fascinavam.

Com apenas dez anos, ela sobreviveu com a irmã gêmea Miriam entre ratos e piolhos, submetida às injeções do "anjo da morte" com uma substância para deter o crescimento dos rins.

"Se eu morresse, Miriam seria morta com uma injeção no coração. Mengele teria feito uma autópsia comparativa", explicou.

Em 27 de janeiro de 1945, as irmãs testemunharam a libertação do campo por soldados russos.

Depois de liberta, Kor morou primeiro em Israel e então se mudou para a cidade de Terre Haute, no estado americano de Indiana, onde fundou em 1985 o museu Candles sobre o Holocausto.

Sua irmã morreu em 1993 devido a complicações de saúde que desenvolveu a partir do tempo em que passou no campo de concentração.

Auschwitz-Birkenau foi o maior campo de concentração, trabalho forçado e extermínio construído pela Alemanha nazista na Polônia ocupada. Lá morreu 1,1 milhão de pessoas entre 1940 e 1945, em sua grande maioria judeus.

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.