Descrição de chapéu Brexit

Angela Merkel e Boris Johnson vão se encontrar para discutir brexit

Chanceler alemã quer negociar acordo, mas diz estar preparada para qualquer desfecho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Berlim | Reuters

A chanceler Angela Merkel afirmou que a Alemanha está preparada para qualquer desfecho do brexit, seja por um acordo de transição entre Reino Unido e União Europeia, seja com a saída abrupta do segundo maior país do bloco, prevista para ocorrer em 31 de outubro.

Merkel fez a declaração durante debate na chancelaria, depois de o jornal britânico The Sunday Telegraph noticiar que o primeiro-ministro Boris Johnson visitará o presidente francês Emmanuel Macron e Merkel ainda nesta semana. 

A intenção do britânico é reforçar, no encontro previsto para quarta-feira (21), que o Parlamento de seu país não pode reverter o brexit e que é preciso chegar a um acordo de transição para que o Reino Unido deixe o bloco.

Chanceler alemã Angela Merkel durante encontro com primeiro-ministro da Hungria, em Sopron
Chanceler alemã Angela Merkel durante encontro com primeiro-ministro da Hungria, em Sopron - Attila Kisbenedek/AFP

A previsão é de que Johnson tente persuadir outros líderes europeus a reabrirem as negociações do brexit. Na sexta-feira (16), o Sunday Times divulgou documentos governamentais que revelam um cenário potencialmente caótico para o Reino Unido se um acordo de transição não for feito.

O documento fala em falta de combustíveis, remédios e alimentos. E prevê também problemas como o "endurecimento" das fronteiras entre Irlanda e Irlanda do Norte, com verificação de todas as pessoas e mercadorias que transitam entre os dois países.  

Merkel reforçou que Berlim está preparada para um "brexit desordenado", mas que se dispõe a negociar e buscar soluções "até o último dia", se for necessário. A chanceler alemã defende que se chegue a um consenso, mas não descarta a alternativa de que talvez isso não seja possível. ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.