Campeão de muay thai ajuda a prender autor de ataque com faca em Sydney

Lutador viu cena de seu escritório e desceu com amigos para perseguir agressor, que feriu uma mulher

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sydney | AFP

Um homem com uma faca matou uma mulher e tentou agredir outras pessoas nesta terça-feira (13) no centro de Sydney, Austrália, antes de ser neutralizado por testemunhas que presenciaram o ataque.

A polícia informou que um homem de 21 anos, natural da mesma cidade, com antecedentes de distúrbios mentais, é suspeito de matar uma mulher da mesma idade em uma residência, antes de iniciar o ataque nas ruas do centro.

Mulher é socorrida após ataque com faca no centro de Sydney - Dean Lewis/AAP/Reuters

Um comandante da polícia de Nova Gales do Sul afirmou que o agressor não tem vínculos com organizações terroristas, mas que tinha um pen drive com detalhes dos recentes ataques supremacistas nos Estados Unidos e na Nova Zelândia.

Megan Hayley, que testemunhou o ataque, afirmou à AFP que viu um homem com uma grande faca de cozinha perseguindo várias pessoas no bairro de negócios do centro Sydney, pouco depois do meio-dia.

Uma mulher de 41 anos foi ferida e está em condição estável.

"Cinco ou seis pessoas o perseguiram para tentar controlá-lo. Elas o pararam e o neutralizaram diante de dois cafés", disse Megan.

Entre as pessoas que perseguiram o agressor estavam Alex Roberts e os britânicos Lee Cuthbert e Paul e Luke O'Shaughnessy, funcionários de uma empresa de consultoria que desceram de seu escritório no quarto andar para deter o homem com a faca.

"Abrimos a janela e vimos o homem com uma faca e pulando sobre um carro", relatou à AFP Paul O'Shaughnessy, ex-jogador profissional de futebol. 

Convencido de que era um ataque terrorista, seu irmão Luke, campeão de muay thai (boxe tailandês), liderou a perseguição.

"Todos descemos correndo do edifício e o perseguimos pelas ruas", disse Roberts. "Sentíamos uma espécie de pânico, ninguém sabia realmente o que estava acontecendo. Não foi uma terça-feira normal."

Cuthbert destacou que Luke, com a ajuda de outro homem, conseguiu jogar o agressor no chão e o bloqueou com cadeiras e uma caixa de plástico até a chegada da polícia.

O uso da caixa, usada para transportar garrafas de leite, gerou memes e brincadeiras nas redes sociais da Austrália. Alguns posts ironizavam os norte-americanos, dizendo que enquanto eles precisam de armas para se defender, os civis australianos conseguem segurar um homem armado apenas com uma caixa de leite e algumas cadeiras. 

"Somos uma equipe muito unida, uma startup de contratação. Na realidade somos como irmãos e, quando você vê seus irmãos correndo, o instinto natural é sair e acompanhar", afirmou.

A polícia informou que, apesar das informações de que o agressor teria gritado "Allahu Akbar" ("Alá é grande") e "atirem em mim", não está claro se o ataque teve motivação política.

"No momento, parece que teve motivação terrorista, mas estamos com os olhos abertos enquanto avançamos", disse o porta-voz da polícia Gavin Wood, que elogiou a ação dos amigos.

"Se aproximar de uma pessoa que esfaqueou outras... Está claro que são heróis", disse.

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, também enalteceu a coragem dos jovens. "O agressor está agora sob custódia policial graças às ações corajosas dos que estavam presentes e foram capazes de controlá-lo", escreveu em uma rede social.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.