Mais de 4.000 pessoas são evacuadas por incêndio em Gran Canária

Chamas já afetaram cerca de 1.500 hectares de mata em zona turística desde sábado (17)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Madri | AFP

Mais de 4.000 pessoas foram retiradas de uma zona turística devido a um incêndio florestal que avança na ilha espanhola de Gran Canária, informaram autoridades locais, acrescentando que as chamas já afetaram cerca de 1.500 hectares de mata desde sábado (17).

 

Ángel Víctor Torres, presidente regional das Canárias, advertiu para a possibilidade de novas evacuações. Os serviços de resgate já desocuparam Cruz de Tejeda, localidade montanhosa famosa pela bela vista situada no centro da ilha, assim como um hotel de luxo próximo.

O fogo é "tremendamente virulento" e "não está contido, nem estabilizado, nem controlado", declarou neste domingo (18) Torres, citado em um comunicado oficial.

Mais de 600 agentes e 11 veículos aéreos combatem as chamas, que levaram ao bloqueio de mais de dez estradas desta ilha do arquipélago das Canárias, no oceano Atlântico.

Alta temperatura, vento e baixa umidade dificultam o trabalho dos bombeiros.

"As próximas horas são muito importantes, já que a previsão meteorológica não é boa para a noite [de domingo] e existe o perigo de que possa entrar na zona de pinheiros", uma reserva de árvores nativas, acrescentou Torres.

O incêndio começou cinco dias após os bombeiros conseguirem conter outro foco na mesma região do arquipélago e que também implicou na retirada de centenas de pessoas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.