Descrição de chapéu
LATINOAMÉRICA21 Venezuela

Novas sanções contra a Venezuela sufocam mas não matam

A verdadeira tragédia não está na destruição do aparato produtivo, e sim no êxodo de 4 milhões de venezuelanos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Latino América 21

A principal preocupação dos Estados Unidos é o Eixo do Mal, e em seguida o Clube de Nações Hostis.

Em sua passagem por Lima, John Bolton, assessor de segurança nacional do presidente Donald Trump, incluiu a Venezuela no primeiro grupo.

Em 6 de agosto, aconteceu na capital peruana a Conferência Internacional pela Democracia na Venezuela, com a participação de 59 países e três órgãos internacionais, e nela foi discutido basicamente o que se faria no "dia seguinte" à queda do regime de Nicolás Maduro.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante parada militar em Caracas
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante parada militar em Caracas - Miraflores Palace - 5.jul.2019/Reuters

Ainda assim, um dia antes os Estados Unidos atraíram a atenção quando seu presidente assinou uma ordem executiva para colocar a Venezuela em uma espécie de quarentena econômica, ao bloquear todos os ativos que o governo Maduro controla em território americano.

São as medidas mais contundentes até o momento e a maior ameaça ao governo chavista, já que se tratam de todos os ativos, inclusive os da estatal petroleira PDVSA, que já haviam sido bloqueados anteriormente.

A sanção inclui, além disso, medidas de segunda ordem como a proibição a todo país, empresa ou indivíduo de fazer negócios com a república bolivariana, sob pena de sanções e restrições a fazer negócios nos Estados Unidos.

A situação é semelhante à do embargo contra Cuba instaurado no começo dos nos 1960 e a algumas medidas aplicadas contra o Irã e a Coreia do Norte.

Maduro, de sua parte, apressou-se em classificar a medida como "terrorismo econômico", prometendo resistir às forças externas e internas que querem vê-lo fora do poder.

A situação surgiu em meio ao fracasso das negociações entre representantes do regime e uma facção da frente oposicionista liderada por Juan Guaidó, que muitos países reconhecem como presidente legítimo da Venezuela.

O líder oposicionista venezuelano Juan Guaidó concede entrevista em Caracas
O líder oposicionista venezuelano Juan Guaidó concede entrevista em Caracas - Manaure Quintero - 17.jun.2019/Reuters

O objetivo desses diálogos, realizados em Barbados e organizados pela Noruega, era estabelecer uma possível saída negociada, por meio de eleições antecipadas com garantias.

O principal obstáculo para a negociação foram os prazos para o abandono do poder. Enquanto Maduro se negava a deixar o cargo nos meses anteriores a uma possível eleição, os Estados Unidos e alguns países latino-americanos se opunham a que ele mantivesse o posto durante a realização do pleito, devido à possível manipulação da votação.

Assim, estamos novamente em ponto morto e, ainda que essas novas sanções econômicas aumentem a pressão sobre o regime, o efeito devastador sobre a economia que se espera delas não acontecerá; a analogia seria espetar um animal moribundo com um pedaço de pau para provocar uma reação.

E, se bem que as medidas privem ainda mais a Venezuela de moeda estrangeira, o aparato produtivo do país está quase desmantelado e os escassos bens que lá circulam não causam mais que a atual hiperinflação.

Além disso, em termos de efeito político, as políticas não farão mais que exacerbar as tensões existentes e criar novos confrontos.

Os participantes da Conferência de Lima, entre os quais representantes da oposição venezuelana, reconheceram que a tarefa mais importante e mais difícil será a imensa reconstrução do aparato produtivo do país, começando pela PDVSA.

A Venezuela detém as maiores reservas mundiais de petróleo, mas sua produção caiu a menos de um milhão de barris diários, apenas dois terços da produção nacional em 2000.

A verdadeira tragédia venezuelana, no entanto, não está na destruição do aparato produtivo, e sim no êxodo de quatro milhões de venezuelanos ao exterior.

Ricardo Aceves é economista e trabalha como analista e pesquisador para a Dow Jones. É especialista em conjuntura econômica da América Latina e foi economista sênior para a América Latina na consultoria FocusEconomics.

www.facebook.com/Latinoamerica21

@latinoamerica21

Tradução de PAULO MIGLIACCI

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.