Trump anuncia acordo comercial 'de princípio' com Japão

Texto contempla setores de agricultura e comércio eletrônico, segundo presidente americano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Biarritz (França) | AFP

​Donald Trump anunciou neste domingo (25) a conclusão de um acordo comercial "de princípio" entre os Estados Unidos e o Japão, na esperança de que o texto possa ser formalmente rubricado na Assembleia-Geral da ONU, em setembro.

É um acordo "muito grande", cobrindo os setores da agricultura e e-commerce, disse o presidente americano à imprensa durante encontro com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, por ocasião da cúpula do G7, em Biarritz, na França.

O primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, e o presidente dos EUA, Donald Trump
O primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, e o presidente dos EUA, Donald Trump - Carlos Barria/Reuters

"Conseguimos encontrar um consenso" depois de "intensas negociações", confirmou Abe. "Mas ainda temos um pouco de trabalho (...) para finalizar a formulação do acordo", acrescentou.

Donald Trump e Shinzo Abe têm boas relações. Mas o presidente americano já criticou várias vezes "o enorme desequilíbrio comercial bilateral" em benefício do Japão e pediu relações "mais justas".

Tóquio e Washington haviam concordado, no final de junho, em acelerar as discussões.

Os negociadores dos dois países, Toshimitsu Motegi e Robert Lighthizer, concordaram com uma redução nas tarifas de Tóquio sobre a carne bovina e suína americanas, segundo a rede estatal de televisão NHK e diversos jornais nacionais.

Por sua parte, os Estados Unidos vão cancelar suas tarifas sobre um grande número de produtos industriais vindos do Japão, excluindo o setor automobilístico por enquanto, segundo a NHK. 

Seria uma decepção em partes para Tóquio, que quer evitar a imposição de impostos por Washington sobre os carros japoneses importados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.