Barco pega fogo na costa da Califórnia, deixa 8 mortos e 26 desaparecidos

Maioria dos passageiros estava dormindo no convés quando incêndio começou

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma embarcação com 39 pessoas a bordo pegou fogo em alto mar próximo à ilha de Santa Cruz, na Califórnia (EUA), nesta segunda-feira (2).

De acordo com a Guarda Costeira de Los Angeles em Long Beach, cinco pessoas foram resgatadas, 26 estão desaparecidas e oito corpos foram encontrados —quatro deles estavam no fundo do mar, em um local próximo ao barco. 

Membro do Departamento de Bombeiros do Condado de Ventura, na Califórnia (EUA), tenta apagar o incêndio de embarcação na Ilha de Santa Cruz - Ventura County Fire Department/Reuters

Em entrevista aos canais americanos de televisão, a comandante da Guarda Costeira Monica Rochester informou que os cinco resgatados eram membros da tripulação que estavam acordados e pularam na água. Os demais, que estão desaparecidos ou tiveram seus corpos encontrados, estavam dormindo no convés.

"Isso aconteceu rápido o suficiente para que muitas pessoas não pudessem sair", afirmou Matthew Kroll, comandante da Guarda Costeira dos EUA. A causa do incêndio ainda não foi determinada.

Dos sobreviventes localizados até agora, ao menos um sofreu ferimentos leves, informou a Guarda Costeira.

O chamado de socorro foi recebido pelas autoridades durante a madrugada de segunda-feira, por volta das 3h15 (7h15 no horário de Brasília).

As equipes envolvidas no resgate estavam combatendo o incêndio quando o barco afundou cerca de 20 jardas (18 metros) na água. ​

O Conception, embarcação de 75 pés (cerca de 23 metros de comprimento), partiu no sábado (31) para um cruzeiro de três dias e estava programado para voltar nesta segunda, segundo a CNN.

A democrata Julia Brownley, representante do 26º distrito congressional da Califórnia —que também presta socorro—, classificou o acidente como "devastador e trágico".

"Ainda estamos esperançosos de que haja alguns sobreviventes", disse Brownley.

De acordo com a comandante Monica Rochester, o Concepcion estava em "total conformidade" com as regulações vigentes.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.