Em discurso agressivo na ONU, Bolsonaro ataca países e diz que há falácias sobre Amazônia

Na tribuna, presidente lê carta de agricultores indígenas, cita versículo bíblico e critica a imprensa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, durante o discurso na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, nesta terça (24)

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, durante o discurso na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, nesta terça (24) Lucas Jackson/Reuters

Nova York

O presidente Jair Bolsonaro levou ao plenário da ONU (Organização das Nações Unidas) um discurso que reproduziu o repertório ideológico de seu grupo político, com ataques a outros países e um tom de enfrentamento em relação às críticas sofridas por seu governo.

O objetivo de Bolsonaro era marcar o que ele classifica como uma nova era para o Brasil, segundo auxiliares. Nas palavras de um deles, que participou diretamente da elaboração do texto, a imagem que o presidente queria imprimir era de um governo revolucionário. 

Em 32 minutos, o presidente apresentou o socialismo como um adversário e um risco às nações, fez uma série de referências religiosas, chegou a celebrar o golpe militar de 1964 e insistiu na ideia de que a crise da Amazônia é contaminada por interesses econômicos estrangeiros.

Ele também acusou a imprensa de manipulação, atacou seus adversários políticos, voltou a criticar a França e questionou a atuação da ONU na defesa dos interesses dos países membros.

"É uma falácia dizer que a Amazônia é patrimônio da humanidade e um equívoco, como atestam os cientistas, afirmar que a floresta é o pulmão do mundo. Valendo-se dessas falácias, um ou outro país, em vez de ajudar, embarcou nas mentiras da mídia e se portou de forma desrespeitosa, com espírito colonialista. Questionaram aquilo que nos é mais sagrado, a nossa soberania", afirmou.

Antes da chegada a Nova York, assessores discutiam a possibilidade de um pronunciamento mais moderado no campo ambiental, a fim de evitar novos choques com líderes internacionais e com a própria ONU, mas o presidente decidiu seguir o caminho contrário.


Leia mais


Segundo outro auxiliar que ajudou na construção do discurso, Bolsonaro quis dar sua voz e estilo ao discurso. O presidente disse algumas vezes que não queria se policiar ou se pautar por ideias que não mostrassem a direção de seu governo e fez prevalecer o tom mais assertivo da fala.

Ainda que Bolsonaro tenha ouvido a opinião dos auxiliares durante o processo de construção do texto, o consenso se formou em torno do argumento de que o discurso deveria ser de mais transgressão do que moderação.

Na avaliação de integrantes do Planalto, a leitura da carta de um representante indígena aumentou o tempo previsto da fala que, inicialmente, teria cerca de 20 minutos.

Bolsonaro ficou sob pressão principalmente depois que o presidente francês, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, apontaram publicamente o risco de retrocessos na agenda ambiental do governo brasileiro.

O presidente respondeu às cobranças e mencionou o que chamou de espírito colonialista, num tom inédito em discursos de líderes brasileiros na Assembleia Geral da ONU.

“Um deles, por ocasião do encontro do G7, ousou sugerir aplicar sanções ao Brasil, sem sequer nos ouvir”, afirmou, em referência a Macron. “Agradeço àqueles que não aceitaram levar adiante essa absurda proposta”, e citou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O presidente brasileiro fez seguidas críticas à imprensa nacional e internacional, acusando-a de propagar informações que, segundo ele, prejudicam a imagem do país.

O presidente negou as recentes queimadas na Amazônia, embora ele mesmo tenha enviado tropas militares para ajudar a combater o fogo.

"Queremos que todos possam conhecer o Brasil e, em especial, a nossa Amazônia, com toda a sua vastidão e beleza natural. Ela não está sendo devastada e nem consumida pelo fogo como diz mentirosamente a mídia", disse.

A delegação brasileira levou ao plenário a índia Ysani ​Kalapalo, criticada por organizações por não representar as comunidades nacionais. Bolsonaro rebateu com uma carta de um grupo de agricultores indígenas e acusou estrangeiros de cobiçarem a floresta por interesse econômico.

"Os que nos atacam não estão preocupados com o ser humano índio, mas sim com as riquezas minerais e a biodiversidade existentes nessas áreas."

O plenário da Assembleia Geral estava cheio para o discurso. Macron não assistiu à fala de Bolsonaro. 

Na parte da tarde, quando discursou na reunião, o presidente francês não citou o Brasil nem as críticas feitas a ele por Bolsonaro.

Ao abordar o tema ambiental, fez um pedido para que os países se engajem na preservação da floresta amazônica e do Congo, protegendo a biodiversidade dos ecossistemas e tomando atitudes para o reflorestamento.

Já Merkel acompanhou o pronunciamento com equipamento de tradução simultânea. A alemã mexia no telefone celular e, ao fim, bateu palmas quatro vezes, vagarosamente. A chanceler fará seu discurso no sábado (28).  

Após sua fala, Bolsonaro cumprimentou Trump nos bastidores e recebeu elogios: “ótimo discurso, ótimo discurso”. O brasileiro voltou ao plenário para assistir ao pronunciamento do americano. 

Bolsonaro abriu sua fala agradecendo a Deus e retomou sua interpretação de que o país esteve à beira de um regime socialista durante as administrações do PT.

"Meu país esteve muito próximo do socialismo, o que nos colocou numa situação de corrupção generalizada, grave recessão econômica, altas taxas de criminalidade e de ataques ininterruptos aos valores familiares e religiosos", declarou.

O presidente usou o argumento do risco socialista para atacar tanto seus antecessores como países vizinhos e a própria ONU. "Não estamos aqui para apagar nacionalidades e soberanias em nome de um 'interesse global' abstrato. Essa não é a organização do interesse global, é a Organização das Nações Unidas. Assim deve permanecer", afirmou.

Segundo ele, a ONU também respaldou programas como o Mais Médicos, que transferiam milhões de dólares "para a ditadura cubana".

​O chanceler cubano, Bruno Rodríguez, reagiu poucos minutos depois. Em seu Twitter, escreveu: “Eu rejeito categoricamente os ataques de Bolsonaro a Cuba. Ele é delirante e deseja os tempos da ditadura militar. Ele deveria cuidar da corrupção de seu sistema judicial, seu governo e sua família.”

Também foram alvos prioritários o Foro de São Paulo —organização de partidos políticos de esquerda na América Latina— e o regime de Nicolás Maduro.

"A Venezuela, outrora um país pujante e democrático, hoje experimenta a crueldade do socialismo. O socialismo está dando certo na Venezuela. Todos estão pobres e sem liberdade."

Minutos antes, Bolsonaro havia feito referência elogiosa ao golpe militar de 1964.

"Há poucas décadas, tentaram mudar o regime brasileiro e de outros países da América Latina. Foram derrotados. Civis e militares brasileiros foram mortos e outros tantos tiveram suas reputações destruídas, mas vencemos aquela guerra e resguardamos nossa liberdade", disse.

O presidente explorou o discurso para divulgar a guinada de seu governo nas relações internacionais. Além de enfrentar outros países, Bolsonaro fez afagos a Israel e a Trump. Citou a China apenas ao mencionar a intenção de visitar o país e de facilitar a entrada de turistas no Brasil.

O ministro da Justiça, Sergio Moro, que não acompanhou a comitiva que foi a Nova York, foi o único membro do governo a ser citado nominalmente no discurso do presidente.

"Há pouco, presidentes socialistas que me antecederam desviaram centenas de bilhões de dólares comprando parte da mídia e do parlamento", disse. "Foram julgados e punidos graças ao patriotismo, perseverança e coragem de um juiz que é símbolo do meu país, o Dr. Sergio Moro, nosso atual ministro da Justiça e da Segurança Pública."

Em um trecho curto, o presidente também exibiu credenciais de uma política econômica liberal. Citou privatizações e concessões, além do esforço de implementação de medidas para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico). 

Durante toda a fala, o brasileiro seguiu sua linha nitidamente conservadora. Citou Deus e valores da família.

"A ideologia invadiu a própria alma humana para dela expulsar Deus e a dignidade com que Ele nos revestiu e, com esses métodos, essa ideologia sempre deixou um rastro de morte, ignorância e miséria por onde passou", disse.

O presidente ainda encerrou com um versículo bíblico que se tornou recorrente desde sua campanha presidencial —“e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”, de João 8:32.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.