Folha estreia colunas sobre Ásia, América Latina e o lado cômico do noticiário

Tatiana Prazeres, Sylvia Colombo e Rafael Capanema passam a publicar artigos no jornal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ásia, América Latina e notícias internacionais analisadas sob a ótica do humor ganham espaço na Folha com a estreia de três colunistas semanais em Mundo

No lugar antes ocupado por Clóvis Rossi, repórter especial do jornal, morto em junho, a jornalista Sylvia Colombo passa a escrever aos domingos.

Correspondente em Buenos Aires e ex-editora da Ilustrada, a repórter se dedicará sobretudo a temas ligados à América Latina, como a crise na Venezuela, a frágil implementação do acordo de paz na Colômbia e as idas e vindas dos populismos na região. 

“É preciso parar de pensar que Brasil e América Latina são espaços distintos, algo que muitas vezes acontece por equivocada interpretação da história e por certa tradição cultural esnobe”, diz Colombo. 

Foto de Tatiana Prazeres, senior fellow na Universidade de Negócios Internacionais e Economia, em Pequim, e ex-secretária de comércio exterior e conselheira sênior do diretor-geral da OMC
A nova colunista da Folha Tatiana Prazeres, que passa a escrever às sextas-feiras - Arquivo pessoal

Às sextas-feiras, quem escreve é Tatiana Prazeres, senior fellow na Universidade de Negócios Internacionais e Economia, em Pequim. Ela ocupou o cargo de secretária de comércio exterior e conselheira sênior do diretor-geral da Organização Mundial do Comércio de 2013 a 2018.

Ainda que tenha a China como foco principal, ela também discorrerá sobre outros países da Ásia. Tratará de economia, comércio e política e, “quando o tema permitir”, fará reflexões e conexões com o Brasil.

Já no site da Folha, às terças, o jornalista Rafael Capanema fará análises bem-humoradas do noticiário internacional.

Ele, que foi repórter de tecnologia no jornal e passou pelo BuzzFeed, pretende “tirar sarro de políticos, uma das atividades mais dignas do ser humano, aproveitando todos os recursos disponíveis para um piadista de internet”. 

“Tenho interesse especial por política americana, Coreia do Norte e Espanha, onde moro desde 2015”, afirma.

Outros dois colunistas de Mundo passam a ter nova periodicidade e dia de publicação. Jaime Spitzcovsky passa a escrever aos sábados, alternando com Roberto Simon, enquanto Mathias Alencastro começa a escrever semanalmente, sempre às segundas.


Todos os colunistas de Mundo

Às segundas, quartas e sextas
Toda Mídia

Às segundas, semanalmente
Mathias Alencastro

Às sextas, semanalmente
Tatiana Prazeres

Aos sábados, quinzenalmente
Roberto Simon
Jaime Spitzcovsky

Aos domingos, semanalmente
Sylvia Colombo

Mensalmente
Ian Bremmer
Yascha Mounk

Às terças, no site
Rafael Capanema

Às quartas, no site
Luiza Duarte

Às sextas, quinzenalmente, no site
Patrícia Campos Mello

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.