Descrição de chapéu RFI

Hizbullah ataca com mísseis e Israel responde com 40 foguetes no Líbano

Ofensiva gera temor de uma escalada de violência entre o Estado hebreu e o movimento libanês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

RFI

O norte de Israel foi alvo, neste domingo (1°), de disparos de mísseis antitanque do Hizbullah, o que provocou uma resposta do exército israelense no sul do Líbano e gera o temor de uma escalada entre o Estado hebreu e o movimento xiita libanês.  

O Hizbullah libanês, que prometeu responder a um ataque com drone atribuído a Israel há uma semana, anunciou que "destruiu um veículo militar" do exército israelense na região de Avivim, norte do país, de acordo com seu canal de televisão Al Manar. O movimento xiita mencionou "mortos e feridos", mas não divulgou detalhes.

O exército israelense não citou feridos, nem informou detalhes sobre os disparos antitanque, mas pediu à população que mora em um perímetro de quatro quilômetros da fronteira libanesa que permaneça em suas casas e nos abrigos antibombas.

Os militares israelenses bloquearam o acesso dos jornalistas à fronteira.

Caminhão dos Bombeiros é visto próximo ao fogo no lado libanês da fronteira com Israel
Caminhão dos Bombeiros é visto próximo ao fogo no lado libanês da fronteira com Israel - Reuters

O exército de Israel respondeu com cerca de 40 "disparos de foguetes contra as fontes dos bombardeios" do Hizbullah no sul do Líbano, afirma um comunicado. De acordo com a agência nacional libanesa ANI, "os arredores da localidade de Marun al Ras, no setor de Bint Jbeil, são alvos de bombardeios do inimigo israelense, que continuam de maneira esporádica".

Esta localidade libanesa fica perto da cidade israelense de Avivim, objetivo dos disparos de mísseis antitanque, segundo o exército. O canal do Hizbullah exibiu imagens de Marun al Ras que mostravam colunas de fumaça sobre campos e vilarejos.

O primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, conversou por telefone com o chefe da diplomacia americana, Mike Pompeo, e com um assessor do presidente francês Emmanuel Macron para pedir "a intervenção dos Estados Unidos, França e da comunidade internacional ante os acontecimentos" na fronteira.

A FINUL, força de manutenção da paz da ONU mobilizada no sul do Líbano, na fronteira com Israel, pediu neste domingo uma "grande contenção".

As trocas de disparos acontecem em um momento de crescente tensão entre Israel e o Hizbullah, que na semana passada acusou o Estado hebreu de ter atacado com drones seu reduto na periferia sul de Beirute.

O "ataque" foi apresentado pelo líder do Hizbullah, Hassan Nasrallah, como o "primeiro ato de agressão" de Israel contra o Líbano desde a devastadora guerra de 2006 entre as duas partes, que deixou 1.200 mortos em 33 dias no lado libanês e 160 entres os israelenses.

O presidente libanês, Michel Aoun, chamou o incidente de "declaração de guerra".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.