'Me dá pena pelo Brasil', diz Michelle Bachelet após ataque de Bolsonaro

Presidente fez elogios à ditadura de Pinochet depois críticas de alta comissária da ONU ao país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Santiago | AFP

A alta comissária dos Direitos Humanos da ONU e ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, afirmou neste domingo (22) que sente “pena pelo Brasil” devido às afirmações recentes do presidente Jair Bolsonaro em defesa da ditadura de Augusto Pinochet no país vizinho. 

No início do mês, com a Amazônia em chamas em consequência dos incêndios florestais, Bachelet criticou a "redução do espaço cívico e democrático" no Brasil. Bolsonaro respondeu com elogios à ditadura de Pinochet (1973-1990). 

"Se há uma pessoa que diz que em seu país nunca houve ditadura, que não houve tortura, que diz que a morte de meu pai por tortura permitiu que [o Chile] não fosse outra Cuba, a verdade é que me dá pena pelo Brasil", disse Bachelet em entrevista à Televisão Nacional do Chile (TVN).

A alta comissária dos Direitos Humanos da ONU e ex-presidente chilena, Michelle Bachelet, durante coletiva de imprensa em Genebra
A alta comissária dos Direitos Humanos da ONU e ex-presidente chilena, Michelle Bachelet, durante coletiva de imprensa em Genebra - Fabrice Coffrini/AFP

Bolsonaro elogiou a "coragem" da ditadura chilena para deter a esquerda e "comunistas como seu pai". 

Alberto Bachelet, pai de Michelle, era general de brigada da Força Aérea e se opôs ao golpe militar dado por Augusto Pinochet em setembro de 1973. Ele foi preso e torturado pelo regime e morreu sob custódia, em fevereiro de 1974. 

A ex-presidente chilena também foi presa e torturada por agentes de Pinochet em 1975. A estimativa da Justiça chilena é que cerca de 3.000 pessoas tenham desaparecido durante a ditadura e que mais de 30 mil tenham sido torturadas.

Bachelet afirmou que a "redução do espaço democrático não acontece apenas no Brasil", em uma longa entrevista à TVN, divulgada parcialmente neste domingo pelo jornal La Tercera, na qual considera que na área de direitos humanos "não existe nenhum país perfeito".

Em outros temas, a ex-presidente voltou a se defender de novas informações da imprensa que vinculam sua campanha para conquistar o segundo mandato à frente do Chile em 2014 a contribuições da empreiteira brasileira OAS. 

"Minha verdade é a mesma de sempre. Eu não tenho, nunca tive vínculos com OAS nem com qualquer outra empresa", disse Bachelet, que considerou "estranho" o retorno do tema à imprensa.

Ao falar sobre seu papel na crise da Venezuela, Bachelet respondeu que muitos, de modo equivocado, a observam como a "virgem Maria", aquela que pode solucionar o problema.

"Sou Alta Comissária e quero manter minha relação com o Estado venezuelano para seguir trabalhando e ajudá-los a resolver a situação crítica dos direitos humanos", disse.

Para as Nações Unidas, "Juan Guaidó é o presidente da Assembleia e o presidente eleito é Nicolás Maduro", completou a socialista.

Na mesma entrevista, Bachelet, que governou seu país entre 2006 e 2010 e depois de 2014 a 2018, garantiu que não voltará a ser candidata à Presidência do Chile.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.