Novas imagens de Trudeau com rosto pintado pressionam campanha

Três registros antigos do premiê canadense com 'blackface' vazaram em dois dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Montreal (Canadá) | AFP

Após o embaraço causado pela divulgação de uma imagem de 2001 na qual o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, aparece com o rosto inteiramente pintado de marrom, uma nova filmagem do premiê com a face tingida na cor preta​, divulgada nesta quinta (19), o levou a fazer seu segundo pedido de desculpas em dois dias.

O vídeo, obtido pela emissora canadense Global News, exibe um jovem Trudeau com o rosto tingido de preto, camiseta branca estampada e calça jeans com os joelhos à mostra.

Seus braços, que se agitam no ar por alguns segundos, também aparentam ter sido pintados.

Trecho de vídeo datado do início dos anos 1990 mostra Justin Trudeau fazendo 'blackface' - Reprodução/Global News

Segundo a campanha do premiê, o vídeo foi registrado no início da década de 1990. 

A prática, chamada de "blackface", é racista. O termo surgiu para descrever atores brancos que encenavam papéis de negros no teatro, ambiente proibido para essas pessoas até meados do século 20.

As imagens vêm à tona um dia após a publicação de uma fotografia de Trudeau, então um professor de 29 anos, em uma festa à fantasia com o tema "Noites da Arábia" na escola West Point Grey, em Vancouver. ​

O primeiro-ministro canadense lamentou o episódio na quarta (18). "Eu deveria ter sido mais cauteloso naquela época, mas não fui e por isso peço sinceras desculpas", disse. "Eu me fantasiei de Aladdin e usei maquiagem. Não deveria ter feito isso." 

Em seu pronunciamento, Trudeau mencionou que também havia usado maquiagem para praticar "blackface" durante um show de talentos na escola, quando interpretou a música "Banana Boat Song (Day-O)", famosa na voz de Harry Belafonte, um artista negro.

Nesta quinta, uma foto do anuário escolar de Trudeau que rememora o episódio foi divulgada nas redes sociais.

A publicação dos três gestos racistas levaram o primeiro-ministro do Canadá a fazer um novo pedido de desculpas à imprensa na tarde desta quinta, no qual lamentou não ter reconhecido, na época, o quão doloroso o seu comportamento poderia ser.

"Muitas pessoas são discriminadas por causa de sua cor de pele, história, origem, língua ou religião, e eu não vi isso por causa dos privilégios que tive. É por isso que sinto muito e peço desculpas."

As notícias acrescentam incerteza à carreira política do premiê, que iniciou sua campanha pela reeleição há uma semana. Ele tem se apresentado ao eleitorado como um defensor das minorias étnicas do Canadá.

"A realidade é que machuquei pessoas que deveria defender e ajudar, e lamento profundamente", afirmou.

Fotografia de 2001 mostra o premiê canadense, Justin Trudeau, com 'blackface' - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.