Número de mortos no Paquistão após terremoto sobe para 37

Homens, mulheres e crianças figuram entre as vítimas; mais de 500 ficaram feridos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Muzaffarabad (Paquistão) e Mirpur | Reuters

Casas destruídas, mais de 500 pessoas feridas e ao menos 37 mortos. Este é o saldo, nesta quarta (25), do terremoto que atingiu o norte do Paquistão na última terça (24).

O tremor, de magnitude 5,8, destruiu comércios e abriu fendas em estradas que permeiam parte do território disputado da Caxemira, entre as cidades de Jhelum e Mirpur.

A maior parte dos danos ocorreu em vilarejos, onde construções antigas não suportaram o impacto e desabaram. 

Sobrevivente do terremoto carrega pertences em meio aos escombros em Mirpur, na parte da Caxemira administrada pelo Paquistão
Sobrevivente do terremoto carrega pertences em meio aos escombros em Mirpur, na parte da Caxemira administrada pelo Paquistão - Aamir Qureshi - 25.set.19/AFP

Muitas pessoas dormiram ao ar livre durante a madrugada de quarta. Pela manhã, algumas voltaram para suas casas para recolher pertences e verificar os danos. 

"Enviamos equipes de busca às áreas afetadas pelo terremoto para obter mais informações sobre as vítimas", disse Muhammad Tayyab, comissário do distrito de Mirpur.

"A situação está lentamente voltando ao normal, o nível de pânico agora é menor entre as pessoas, embora tenhamos sentido um tremor à noite", afirmou Sardar Gulfaraz Khan, vice-inspetor geral da polícia.

Homens, mulheres e crianças figuram entre os mortos. Nesta quarta, em Mirpur, mais de 200 pessoas se reuniram para velar uma criança de 1 ano de idade. 

O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, que foi a Nova York para a Assembleia Geral da ONU, ofereceu condolências às famílias das vítimas via redes sociais.

Tendas para abrigos temporários, utensílios de cozinha, cobertores e 50 mil garrafas de água serão levados para a região, segundo o Exército paquistanês.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.