Descrição de chapéu The New York Times

Republicanos exibem anúncio na TV que mostra imagem de deputada democrata em chamas

Comercial com Alexandra Ocasio-Cortez foi veiculado durante debate democrata

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

The New York Times

​O anúncio começa com uma foto da deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez em chamas, seguida por uma imagem em preto e branco de crânios alinhados no chão.

O comercial, que alertava sobre o socialismo ao invocar o regime assassino do Khmer Vermelho no Camboja, foi pago por um comitê republicano de ação política e transmitido durante o debate entre pré-candidatos democratas na noite de quinta-feira (12).

A deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez, durante reunião no Congresso - Jonathan Ernst - 10.set.2019/Reuters

O anúncio é veiculado semanas depois de um ataque a tiros em El Paso, cidade na fronteira com o México, no qual um nacionalista branco matou 22 pessoas, no maior massacre contra latinos na história recente dos EUA.

Desde o ataque no Texas, muitos latinos têm dito que temem por sua segurança e estão preocupados com o risco de futuros ataques por supremacistas brancos.

O grupo que pagou o anúncio, New Faces GOP (Novas Faces do Partido Republicano), diz em seu site que tem como missão "ajudar a elevar a nova geração de republicanos" e recrutar candidatos mais diversificados.

Ocasio-Cortez, parte do grupo de 40 latinos no Congresso e uma das deputadas que o presidente Donald Trump disse para "voltarem e consertarem os países de onde vieram", chamou o anúncio de "uma carta de amor dos supremacistas brancos republicanos".

Na sexta de manhã, muitas pessoas no Twitter pediam um boicote à ABC, o canal de TV que realizou os debates. Alguns defenderam a rede e argumentaram que o anúncio foi exibido apenas em algumas regiões do país, especialmente nas que pertencem ao Sinclair Broadcast Group, dono de 193 afiliadas.

Apesar disso, alguns grupos criticaram a rede por exibir o anúncio, dizendo que ele promove a violência e foi "completamente irresponsável". Procurada, uma porta-voz da ABC preferiu não comentar.

A peça veiculada mostra Elizabeth Heng, uma republicana de Central Valley, Califórnia, que perdeu a eleição local em 2018 para o democrata Jim Acosta por 15 pontos percentuais.

"Esta é a face do socialismo", disse Heng, enquanto a imagem de Ocasio-Cortez queimava. "Alexandria Ocasio-Cortez conhece os horrores do socialismo?", pergunta ela, enquanto uma foto de crânios em um campo do Khmer Vermelho, no Camboja, é exibida.

"Meu pai esteve a minutos de morrer no Camboja até que um casamento forçado salvou sua vida. Isso é socialismo: obediência forçada. Fome."

"A minha face é a da liberdade, minha pele não é branca. Eu não sou ultrajante, racista nem socialista", acrescentou. "Eu sou uma republicana."

Republicanos têm realizado grande esforço nos últimos anos para recrutar candidatos jovens que não sejam brancos, e têm acelerado essa busca desde suas derrotas nas últimas eleições de meio de mandato, em 2018.

No pleito legislativo do ano passado, republicanos acusaram alguns democratas de possuírem laços com o Oriente Médio ao retratá-los como simpatizantes de terroristas.

Heng assumiu todo o crédito pelo anúncio. "Vocês estão realmente me chamando de racista?", escreveu em uma rede social. "Eu estou chamando os democratas de apoiadores de uma ideologia do mal."  

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.