Com aceno a súditos, novo imperador japonês defende prosperidade mundial

Naruhito diz que cumprirá papel de unidade nacional e que estará ao lado da população

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tóquio

Em uma rápida cerimônia, de cerca de 30 minutos, com a presença de monarcas europeus, o novo imperador do Japão, Naruhito, proclamou nesta terça-feira (22) a sua ascensão ao trono real.

Na solenidade, ele disse esperar que o Japão contribua ainda mais com a amizade e a pacificação da comunidade internacional e que continue a ajudar no bem-estar e na prosperidade da humanidade.

O imperador Naruhito proclama oficialmente sua ascensão ao trono durante cerimônia no Palácio Imperial de Tóquio - Japan Pool via Jiji Press/AFP

"Eu sinceramente espero que o nosso país, por meio da sabedoria e permanente esforço de nossa população, alcance um desenvolvimento mais amplo e contribua com a amizade e a pacificação da comunidade internacional", disse.

Em um aceno aos súditos japoneses, o imperador disse que cumprirá o seu papel constitucional de ser um símbolo de unidade nacional e que sempre estará ao lado da população.

Ele lembrou que seu pai, o imperador emérito Akihito, compartilhou durante o seu reinado momentos de alegria e pesar com a sociedade japonesa, demonstrando compaixão.

O novo imperador assume a função com o desafio de humanizar a família imperial japonesa, que é a dinastia mais antiga do mundo, e aproximá-la da população em geral.

O evento foi uma espécie de consagração da ascensão de Naruhito ao trono, uma vez que, desde o final de abril, ele já ocupa formalmente a função.

Ele assumiu o posto seu pai abdicar —foi a primeira vez que algo do tipo ocorre nos dois últimos séculos de monarquia japonesa.

Desde então, o Japão entrou na era de Reiwa, que significa “venerável harmonia”. Segundo a tradição, o reinado de cada imperador recebe um nome diferente.

O ritual, promovido no Palácio Imperial nesta terça-feira (22), teve início por volta das 13h (1h no horário de Brasília).

No chamado Trono de Crisântemo, que é inicialmente é cercado por cortinas, Naruhito foi apresentado com trajes tradicionais japoneses e um cetro nas mãos.

Na sequência, um segundo trono, colocado ao lado do primeiro, teve as cortinas abertas para apresentar a imperatriz Masako.

Após o discurso do imperador, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, cumprimentou o casal real e fez uma rápida fala, na qual congratulou o imperador em nome da sociedade japonesa.

Ao final, ele puxou três gritos de “banzai”, termo utilizado para louvar o imperador e desejar uma vida longa. Canhões foram disparados em sua homenagem.

Na sala de ascensão, assistiram à cerimônia apenas membros da família real japonesa e integrantes da cúpula do governo.

Em um ambiente próximo, também no Palácio Imperial, acompanharam o ritual por meio de grandes telões cerca de 2.000 convidados, incluindo o príncipe Charles, do Reino Unido, e os reis de Holanda, Willem-Alexander, e Bélgica, Philippe.

O presidente Jair Bolsonaro compareceu à solenidade junto com o embaixador brasileiro no Japão, Eduardo Saboya.

Ele vestiu um fraque preparado para o entronamento japonês, com medalhas de honrarias brasileiras. 
Bolsonaro fez questão de usar a Medalha do Pacificador com Palma do Exército, concedida a ele por ter salvado a vida de um soldado em 1978.

Pela manhã, antes da cerimônia, o casal imperial visitou três santuários religiosos, e Naruhito leu um texto sagrado em japonês antigo para a divindade do sol, no santuário do Palácio Imperial.

Ainda nesta terça-feira (22), ele oferecerá um banquete às autoridades estrangeiras, com a presença do presidente brasileiro. Ao todo, são promovidos quatro banquetes imperiais.

O desfile em carro aberto pela região central de Tóquio, que também estava programado para esta terça-feira (22) e seria o único momento de aproximação do casal imperial com os súditos japoneses, foi adiado para 10 de novembro.

A decisão foi tomada em conjunto pela casa imperial e pelo governo japonês devido aos estragos causados pela passagem na semana retrasada do tufão Hagibis, que deixou 74 mortos.

A iniciativa foi tanto em respeito às vítimas da tragédia quanto para garantir a segurança de Naruhito e de Masako, já que a capital japonesa enfrentou uma tarde chuvosa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.