Evo diz que direita tenta dar golpe de Estado na Bolívia ao não reconhecer sua vitória

Contagem de votos da eleição de domingo teve paralisação e acusações de fraude

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires

Sem apresentar evidências, o presidente boliviano Evo ​Morales, candidato a um quarto mandato, disse na manhã desta quarta-feira (23) que "está em marcha uma tentativa de golpe de Estado contra ele". 

Ao falar pela primeira vez após os protestos que se espalharam pelo país nos últimos dias, o líder boliviano afirmou em entrevista coletiva que o suposto golpe teria sido "preparado pela direita, com apoio internacional" e que, "até agora, temos aguentado [a situação] com paciência para evitar violência". 

O presidente Evo Morales, durante reunião em La Paz - Enzo de Luca/Xinhua

"Não estamos em tempos de colônia. Vamos defender a democracia, o povo organizado recuperou a democracia. Quero dizer à direita boliviana: não sejam responsáveis pelo enfrentamento boliviano, não semeiem o ódio. Somos todos uma grande família", acrescentou. 

A indefinição e o vaivém da contagem dos votos da eleição presidencial boliviana culminou com a convocação de uma greve geral por prazo indefinido e uma grande marcha nas principais ruas de La Paz na noite de terça-feira (23). As manifestações provocaram incêndios e vandalismo contra centros de votação em locais importantes, como Potosí.

Ao afirmar que estava em gestação um golpe de Estado, Evo disse que isso estaria ocorrendo com a interrupção forçada da contagem de votos em algumas centrais, que foram atacadas por manifestantes.

Evo foi dado como vencedor pelo governo faltando contar 4% dos votos, que o presidente afirma que dariam a ele "uma maior vantagem", pois seriam votos de redutos eleitorais evistas.

A apuração está sendo divulgada num site oficial, que saiu do ar várias vezes durante a noite. Com o placar disponível às 20h desta quarta, haveria segundo turno. Com 97,40% das atas somadas, Evo tinha 46,67% dos votos, contra 36,86% de Mesa —uma diferença de 9,81 pontos percentuais. Na Bolívia, para ganhar em primeiro turno é preciso ter 50% dos votos mais um ou 40%, desde que o segundo esteja 10 pontos percentuais atrás do primeiro colocado.

"Nós ganhamos em seis Departamentos [a Bolívia tem nove], temos maioria absoluta na Câmara [dos Deputados] e temos meio milhão de votos a mais do que o opositor [o ex-presidente Carlos Mesa]", disse. 

apuração dos resultados gerou protestos pelo país e levou o próprio governo a pedir uma auditoria externa da votação nesta terça-feira (22).

Convocada a auditar os resultados, a missão de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA) declarou nesta quarta-feira que considera como "melhor opção" a realização de um segundo turno, segundo o diretor do Departamento para a Cooperação e Observação Eleitoral da OEA, Gerardo Icaza, ao apresentar em Washington o relatório preliminar da missão na Bolívia.

Diversos países, incluindo Estados Unidos, Argentina, Brasil e Colômbia, assim como a União Europeia, também manifestaram preocupação com a situação.

No Twitter, o Itamaraty escreveu que o relatório "indica a necessidade de um segundo turno para assegurar o pleno respeito à escolha popular e democrática".

A confusão em torno da apuração eleitoral ocorreu porque, após o fechamento das urnas, o Tribunal Supremo Eleitoral começou a contagem usando dois métodos: somando votos registrados em atas, que traziam os totais de cada mesa, e contando os votos um a um. Apenas os resultados do primeiro foram divulgados num primeiro momento.

Às 22h40 de domingo (20), com 89% das urnas apuradas por meio da contabilidade de atas, Evo tinha 45,7% contra 37,8% de Carlos Mesa —o resultado levaria a um segundo turno, cenário previsto por pesquisas de intenção de votos.

Durante a noite, no entanto, a apuração foi suspensa e nenhum voto foi computado. Na segunda-feira pela manhã, o tribunal afirmou que a apuração um a um mostrava resultados diferentes. Diante das divergências, a apuração feita pelo método voto por voto passou a ser considerada a que traria o resultado oficial. 

Na noite da segunda, porém, a apuração via atas foi retomada e, com 95,22% das urnas apuradas, Evo foi anunciado vencedor no 1º turno com 46,86% dos votos, contra 36,73% de Mesa. 

Entenda o vaivém das eleições

Domingo
89% das urnas foram apuradas pela contagem de votos um a um e pelo registro das atas. A apuração feita pelas atas foi interrompida às 22h40, mas o de cédulas individuais continuou. O resultado indicava 2ºturno.

Segunda
Pela manhã, a contagem por votos um a um mostrava um resultado diferente da apuração por atas, o que daria a vitória a Evo. À noite, com 95% das urnas apuradas pelo método um a um, Evo foi anunciado vencedor no 1º turno, com 46,86% dos votos contra 36,73% de Carlos Mesa.

Terça
A contagem por atas, paralisada na noite de domingo, foi retomada. Com 95% das urnas apuradas, mostrava Evo vencedor por estreita margem.

Quarta
Com 97,40% das atas computadas às 20h, Evo tinha 46,67% dos votos, contra 36,86% de Mesa —uma diferença de 9,81 pontos percentuais. Esse resultado indica 2º turno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.