Descrição de chapéu BBC News Brasil

Influencer iraniana conhecida como 'Angelina Jolie zumbi' é presa por blasfêmia

Sahar Tabar ficou famosa com fotos chocantes; maioria das imagens teria sido editada digitalmente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BBC News Brasil

A estrela iraniana do Instagram que ficou famosa por postar fotos que mostram até onde foi capaz de chegar para se parecer com a atriz americana Angelina Jolie foi presa, segundo a imprensa do Irã. 

A ordem de prisão teria partido de uma Corte em Teerã, capital iraniana, que lida com "crimes culturais, e corrupção moral e social".

Tabar ganhou fama mundial no ano passado depois que suas fotos viralizaram na internet.

Embora haja rumores de que ela tenha se submetido a mais de 50 cirurgias plásticas para se parecer com a atriz, a maioria das imagens teria passado por um processo intenso de edição digital

Quem é Sahar Tabar?

A jovem de 22 anos atraiu a atenção do mundo com fotos e vídeos nos quais ela parece a versão "zumbi" de Angelina Jolie, diz o jornalista da BBC Oriente Médio Sebastian Usher.

Com bochechas enxertadas, lábios inchados e nariz extremamente arrebitado, ela provocou discussões sobre os excessos de cirurgias plásticas.

Após fascinar e horrorizar seus mais de 26,8 mil seguidores no Instagram, ela também deu indicações de que boa parte da sua aparência fantasmagórica se devia a maquiagem e edição digital —na realidade, ela havia se transformado numa espécie de instalação artística.

O que se sabe sobre a prisão

Tabar foi presa após a polícia receber reclamações contra ela, diz a agência Tasnim. Ela é acusada de blasfêmia, instigação à violência, aquisição ilegal de propriedade, de insultar o código de vestimenta do país e de encorajar jovens à corrupção moral.

Desde então, a conta dela na rede social foi deletada. Tabar passa a integrar uma longa lista de influenciadores e blogueiros iranianos punidos e perseguidos por violações às duras leis do país.

Instagram é a única grande rede social permitida no Irã. Facebook, Twitter e Telegram foram oficialmente banidos lá.

A notícia sobre a prisão de Tabar gerou protestos na internet, com comentários irônicos dizendo que ela deveria ter se envolvido com crimes menos "incendiários", como assassinato e desvio de recursos públicos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.