Navio iraniano sofre explosão, e Teerã fala em ataque

Segundo a imprensa estatal do país, embarcação foi atingida por mísseis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dubai e Londres | Reuters e The New York Times

​​Um petroleiro iraniano foi danificado nesta sexta-feira (11) por explosões que atingiram seus dois principais tanques, causando vazamento no mar Vermelho.

A imprensa estatal iraniana afirma que o navio foi atacado por mísseis, mas ainda não há nenhuma confirmação oficial do ataque.

A Companhia Nacional Iraniana de Petróleo, dona da embarcação, afirmou que o navio foi atingido duas vezes, em uma localidade a cerca de cem quilômetros de Jeddah, na Arábia Saudita. 

Uma imagem da Companhia Nacional Iraniana de Petróleo sem registro de data mostra o navio iraniano Sabiti no mar Vermelho
Uma imagem da Companhia Nacional Iraniana de Petróleo sem registro de data mostra o navio iraniano Sabiti no mar Vermelho - Companhia Nacional Iraniana de Petróleo/Reuters

Apesar de o casco ter sido danificado, os membros da tripulação não foram feridos, e o navio está em condições estáveis, de acordo com a imprensa iraniana. 

O porta-voz do ministério das Relações Exteriores do Irã, Abbas Mousavi, confirmou que o petroleiro foi atacado.

“Aqueles por trás desse ataque serão responsabilizados pelas consequências, incluindo a poluição ambiental causada”, disse. 

A imprensa iraniana identificou o navio como Sabiti, mas o New York Times afirma que essa embarcação não transmite sinais de localização desde agosto.

O preço do petróleo subiu depois da explosão, que aumenta a tensão na região, onde o Irã é acusado de ser responsável pela apreensão de várias embarcações nos últimos meses.

Além disso, os Estados Unidos e o Irã também derrubaram drones uns dos outros. Na ocasião, o presidente Donald Trump chegou a fazer ameaças contra Teerã.

A Arábia Saudita tem apoio dos EUA, que deixou um acordo nuclear com o Irã e vem tentando aumentar pressão com sanções contra o país islâmico. 

Erramos: o texto foi alterado

​Abbas Mousavi foi identificado incorretamente como ministro das Relações Exteriores do Irã, mas ele é o porta-voz do ministério. O texto já foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.