Descrição de chapéu Coreia do Norte

Coreia do Norte anuncia fracasso de negociações com EUA sobre programa nuclear

Conversas foram encerradas no primeiro dia de reuniões entre diplomatas, na Suécia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estocolmo | Reuters

Negociações entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos sobre o programa nuclear de Pyongyang fracassaram, afirmou neste sábado (6) o diplomata que lidera a delegação norte-coreana.

"Os diálogos não corresponderam às nossas expectativas e ao fim foram encerrados", disse Kim Myong-gil em entrevista em frente à embaixada do país em Estocolmo. 

Foto realizada na quarta (2) e divulgada na quinta (3) pela agência norte-coreana KCNA mostra o teste do míssil Pukguksong-3 nas águas da baía de Wonsan
Foto realizada na quarta (2) e divulgada na quinta (3) pela agência norte-coreana KCNA mostra o teste do míssil Pukguksong-3 nas águas da baía de Wonsan - KCNA via KNS/AFP

Mais cedo, neste sábado, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou que havia "muito a ser alcançado" nas negociações entre os dois países. Ele está em Atenas, onde faz a última parte de uma viagem pelo sul da Europa.

"Tenho a expectativa de que nós faremos progressos. Trouxemos um conjunto de ideias e esperamos que os norte-coreanos venham com um espírito aberto e dispostos a avançar para implementar o que o presidente [Donald] Trump e o líder Kim [Jong-un] acordaram em Singapura", disse.

Na ocasião, o mandatário e o ditador assinaram uma declaração conjunta que prevê a desnuclearização da península Coreana, na qual os dois países se comprometem com a “paz e prosperidade” na região.

A reunião foi a primeira entre diplomatas dos dois países desde junho, quando Trump e Kim Jong-un concordaram em retomar o diálogo após uma cúpula infrutífera em fevereiro, no Vietnã.

A Coreia do Norte afirmou na quarta (2) que havia testado, com sucesso, um míssil balístico lançado a partir de um submarino

O teste foi a ação mais provocativa do país desde que o regime abriu um canal de diálogo com os Estados Unidos em 2018. Resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas vetam o uso de tecnologia de mísseis balísticos pelo país desde 2006. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.