Descrição de chapéu

Nobel coroa trajetória de conto de fadas para país africano

Desafio para Etiópia, porém, será alternância de poder do partido que governa há décadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O prêmio Nobel da Paz para Abiy Ahmed, primeiro-ministro da Etiópia, coroa uma trajetória de conto de fadas para um dos maiores e mais importantes países da África.

O século 20 foi trágico para os etíopes, um povo orgulhoso, que nunca foi colonizado.

Invadida pelos fascistas na década de 1930 e submetida a um regime marxista fanático a partir dos anos 1970, e Etiópia virou sinônimo de pobreza e instabilidade.

Abiy Ahmed, primeiro-ministro da Etiópia, um dos maiores países da África
Abiy Ahmed, primeiro-ministro da Etiópia, um dos maiores países da África - Michael Tewelde/AFP

As imagens de crianças esquálidas, mostradas pela TV, chocaram a consciência mundial e levaram à mobilização de artistas pop que culminou no concerto Live Aid.

A intenção pode ter sido boa, mas foi devastadora para a imagem de um país que teve dificuldades para se projetar como a nação dinâmica que é, dona de uma das culturas mais ricas da África.

É o único país da África subsaariana que não usa uma língua europeia como seu primeiro idioma, mas sim o amárico, com seu alfabeto peculiar.

Também tem sua própria variante do cristianismo ortodoxo, seguida por 60% da população, e uma grande minoria muçulmana. Livre da ditadura de esquerda nos anos 1990, a Etiópia viveu novos dissabores.

A traumática independência da Eritreia levou a uma guerra civil entre os dois países por questiúnculas de fronteira.

O regime se fechou durante o período do primeiro-ministro Meles Zenawi (1995-2012), uma figura carismática e vista com bons olhos em alguns círculos internacionais por reformas importantes que fez, sobretudo na área de desenvolvimento rural.

Mas internamente o comportamento do governo era autocrático, com prisão de dissidentes e repressão a manifestações.

A economia seguia sendo uma das mais fechadas do continente, completamente estatizada.

Há meros dez anos, enquanto a África vivia sua revolução digital baseada na telefonia celular, a Etiópia seguia na Idade da Pedra da internet.


No poder desde o ano passado, Ahmed aproveitou-se da saída de cena de Zenawi (morto em 2012) e de um novo ambiente social e político no país, que tem uma população jovem e crescente e uma classe média estabelecida.

A fadiga do conflito com o vizinho eritreu (que, aliás, segue sendo governado de forma ditatorial) abriu caminho para a paz. Opositores foram libertados e o cerco à imprensa, relaxado.

O prêmio é merecido, mas o grande teste para a Etiópia ainda está por vir.

O EPRDF (Frente Democrática e Revolucionária do Povo Etíope), partido de Ahmed que há décadas governa o país, é uma coalizão de chefes locais e ex-líderes militares que está enraizada nos negócios do Estado e não largaria esse privilégio de forma tão fácil em caso de uma vitória da oposição.

Apenas quando houver alternância de poder a fábula etíope estará completa.

Erramos: o texto foi alterado

Uma versão anterior desta análise deixou de especificar que a Etiópia é o único país da África subsaariana (e não do continente inteiro) que não usa uma língua europeia como seu primeiro idioma. O texto foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.