Descrição de chapéu Governo Trump

Trump chama de 'golpe' processo de impeachment nos EUA

Presidente publicou mensagens em rede social nas quais condena inquérito de afastamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na noite desta terça-feira (1º), em uma rede social, o presidente dos EUA, Donald Trump, chamou de "golpe" o processo de impeachment que pode tirá-lo do poder.

"A cada dia que fico sabendo mais, chego à conclusão de que o que está ocorrendo não é um impeachment, é um GOLPE com a intenção de tirar do povo o poder, seus votos, suas liberdades, a Segunda Emenda, a religião, as Forças Armadas, o muro na fronteira e os direitos dados por Deus como cidadão dos Estados Unidos da América!", escreveu o republicano.

Trump enfrenta um inquérito de impeachment desde o dia 24 de setembro, quando a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, anunciou a abertura do processo. 

De lá para cá, o presidente tenta minimizar a apuração, chamando-a de "caça às bruxas" e uma estratégia dos democratas para tirá-lo do cargo a um ano das eleições presidenciais de 2020.

O episódio que motivou o inquérito foi uma denúncia anônima que relatou a pressão feita por Trump ao presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, para investigar o democrata Joe Biden —possível rival nas eleições de 2020—, o que configuraria um pedido de interferência externa no pleito do ano que vem.

Além disso, o registro do telefonema foi tratado de maneira incomum: em vez de ser armazenado no sistema principal de computadores do Conselho de Segurança Nacional, foi guardado em uma parte restrita do órgão e mantida por funcionários da inteligência da Casa Branca.

O presidente dos EUA Donald Trump durante entrevista coletiva na Casa Branca, em Washington
O presidente dos EUA Donald Trump durante entrevista coletiva na Casa Branca, em Washington - Nicholas Kamm - 20.set.19/AFP

Assim, o sistema secreto foi usado para “proteger informações politicamente sensíveis —em vez de sensíveis à segurança nacional”, segundo o delator.

Essa não teria sido a primeira vez que a Casa Branca utiliza esse expediente e armazena transcrições de telefonemas entre líderes de tal forma, o que daria combustível para acusações de obstrução de Justiça.

Segundo o cientista político Steven Levitsky, autor do livro “Como as Democracias Morrem”, a abertura do processo para avaliar o afastamento de Trump é um uso legítimo da lei do impeachment —e não a tentativa de um golpe. 

Levitsky afirma que a legislação americana foi criada para atender a esse tipo de situação da qual o presidente é acusado. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.