Descrição de chapéu The New York Times

Trump publica foto alterada em que dá medalha a cachorro ferido em ação contra terrorista

Cão participou da operação militar contra líder do Estado Islâmico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

The New York Times

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou em uma rede social uma montagem em que ele coloca uma medalha no cachorro que se feriu na operação que levou à morte do terrorista Abu Bakr al-Baghdadi, líder do Estado Islâmico. 

A imagem falsa, que traz a marca d'água do site conservador de notícias The Daily Wire, parece ter sido feita a partir de uma fotografia de 2017 da agência Associated Press.

Cão que participou e foi ferido na operação contra o terrorista Al-Baghdadi recebe os elogios do presidente Trump, que publicou sua foto no Twitter e o convidou à Casa Branca
Cão que participou e foi ferido na operação contra o terrorista Al-Baghdadi recebe os elogios do presidente Trump, que publicou sua foto no Twitter e o convidou à Casa Branca - Donald Trump no Twitter

Na versão original, o presidente entrega a Medalha de Honra a James McCloughan, um médico militar aposentado que salvou a vida de dez homens durante a Guerra do Vietnã. Trata-se da mais alta condecoração por bravura em combate.

Trump já havia elogiado o cachorro, que se chama Conan, segundo a revista Newsweek. 

"Nosso K-9, como eles o chamam, eu chamo de cachoro", disse o presidente no domingo (27), quando anunciou o desfecho da operação. "Um lindo cachorro, muito talentoso, que se feriu e foi trazido de volta."

McCloughan tomou conhecimento da montagem somente após um repórter entrar em contato com ele. O médico afirmou que interpretou o ato de Trump como um reconhecimento do heroísmo do cachorro. Ele não se sentiu ofendido e riu quando comparou as duas imagens. 

"Eles são muito corajosos", disse ele sobre os cachorros usados pelas Forças Armadas. 

O militar aposentado se mostrou bastante preocupado com a saúde de Conan depois que o presidente afirmou que ele havia se ferido quando o líder terrorista detonou o colete-bomba que vestia.

"Uma vez médico, sempre médico."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.