Descrição de chapéu Diplomacia Brasileira

Candidato de centro-direita à Presidência do Uruguai rejeita apoio de Bolsonaro

Presidente brasileiro disse preferir vitória de Lacalle Pou no pleito do país vizinho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Montevidéu | AFP

As declarações de Jair Bolsonaro sobre as eleições uruguaias não foram bem recebidas no país, e o candidato de centro-direita Luis Lacalle Pou, que disputa o segundo turno e foi endossado pelo presidente brasileiro, tentou se afastar do apoio nesta quarta-feira (30).

"Não me parece uma coisa boa que diferentes políticos, e nesse caso um governante, opinem sobre o que pode acontecer em outro país", afirmou ele ao jornal local El Observador. 

"O Uruguai, por sorte, não decide o que os brasileiros pensam, decide apenas o que acontece e o que precisam os uruguaios", disse o candidato opositor.

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, durante evento em Abu Dhabi
O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, durante evento em Abu Dhabi - 27.out.19/AFP

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo na última terça (29), Bolsonaro declarou que nunca teve problemas com o atual presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, mas que prefere uma vitória de Lacalle Pou, com quem disse ter mais proximidade no pensamento econômico.

O Uruguai é desde 2005 comandado por uma coalizão de centro-esquerda, a Frente Ampla. O candidato do grupo, Daniel Martínez, venceu o primeiro turno realizado no último domingo (27), mas terá que disputar uma segunda rodada contra o senador oposicionista, da sigla de centro-direita Partido Nacional.

Antes do primeiro turno, Martínez disse em entrevista à agência de notícias AFP que estava pronto para negociar com o brasileiro caso vencesse. "Há valores que Bolsonaro expressa e coisas que [ele] faz que, não vou mentir, eu seria hipócrita se dissesse que concordo com elas", afirmou.

"Também não gosto de [Donald] Trump. Isso não significa que vamos ter um problema. Meu dever é procurar melhorar as relações entre os povos", resumiu.

 

O governo uruguaio convocou nesta quinta-feira (31) o embaixador brasileiro em Montevidéu, Antônio Simões, para que ele dê explicações sobre as declarações de Bolsonaro envolvendo as eleições no país vizinho.

As afirmações foram dadas em meio a críticas do brasileiro ao presidente eleito da Argentina, o peronista Alberto Fernández —Bolsonaro deu repetidamente apoio ao candidato de centro-direita, Mauricio Macri, que buscava a reeleição

O segundo turno no Uruguai acontece no dia 24 de novembro. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.