Descrição de chapéu

Aos espanhóis resta convocar novas eleições e assumir o risco de a ultradireita governar

Se tendências persistirem, Europa pode se deparar com extremistas no poder em diversos países

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisboa

​​Em abril, Pedro Sánchez e Pablo Iglesias tinham a faca e o queijo na mão. Uma aliança entre as formações que lideram, o PSOE e o Podemos, asseguraria um governo estável a uma Espanha abalada pelo divisionismo catalão, a ascensão da ultradireita e a estagnação econômica.

Refém dos pequenos barões do partido e traumatizado pela extinção fulminante do Partido Socialista francês, Sánchez optou por provocar um novo pleito.

Objetivo atingido para Iglesias, idealizador da estratégia de desgaste permanente dos socialistas que motivou a dissidência do seu antigo braço direito, Íñigo Errejón, fundador do Más España.

O líder do partido de ultradireita Vox, Santiago Abascal, celebra o resultado das eleições espanholas em Madri
O líder do partido de ultradireita Vox, Santiago Abascal, celebra o resultado das eleições espanholas em Madri - Oscar del Pozo - 10.nov.19/AFP

Os dois líderes da esquerda irreconciliável são os grandes derrotados do pleito deste domingo (10). O PSOE perdeu três cadeiras no Parlamento, e o Podemos, sete. Aspecto ainda mais importante, os dois perderam a capacidade de formarem um governo juntos.

A crise de governabilidade é agravada pela situação da direita, rachada entre o Partido Popular, de centro-direita, e o novato Vox, de ultradireita, que duplicou seu número de deputados.

Os extremistas se beneficiaram do cansaço dos eleitores —era a quarta eleição em quatro anos— e da situação explosiva da Catalunha. Chegaram em primeiro em regiões importantes, como Múrcia, e emergiram como a terceira força eleitoral da Espanha.
 
Contrariando a tese de que os extremos se retroalimentam, o Vox cresceu nas costas dos “centristas radicais” dos Cidadãos.

O partido de Alberto Rivera, que pretendia replicar a revolução de Emmanuel Macron na França, esteve às portas do poder nos últimos quatro anos.

Mas ele se recusou a selar uma aliança com socialistas ou conservadores, por medo de perder sua aura.

Rivera terminou apontado como principal responsável pela crise de governabilidade, e seu partido perdeu 40 dos seus 57 deputados neste pleito.

Exasperados pela inércia, seus eleitores radicalizaram e votaram em massa no Vox. Um desastre eleitoral para Rivera, que anunciou sua demissão na manhã desta segunda-feira (11).
 
Os resultados permitem a formação de duas alianças de governo que podem potencializar a radicalização.

A primeira é um bloco de centro formado pelos dois partidos que dominavam a social-democracia espanhola até ontem, o PSOE e o PP.

Um pacto suicida, dado que os eleitores mais ideológicos das duas legendas se deslocariam para o Vox e para as formações independentistas.

A segunda seria uma aliança alargada entre PSOE e pequenos partidos, que levaria a um acirramento ainda maior da direita, totalmente oposta a qualquer negociação com os movimentos pró-independência da Catalunha.

Resta convocar novas eleições e assumir o risco de o Vox forçar uma aliança com o PP.

Tal como na Alemanha, os barões regionais da centro-direita parecem cada vez mais dispostos a derrubar o famoso cordão sanitário e desenvolver acordos de governo com movimentos extremistas.

Se as atuais tendências eleitorais persistirem, a Europa pode se deparar com a ultradireita no poder na Alemanha, na Espanha e na Itália numa questão de meses.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.