Em eleição mais disputada em 20 anos, Uruguai adia anúncio de vencedor

Corte eleitoral afirma que diferença é tão pequena que definição dependerá dos chamados 'votos observados'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Montevidéu

Em um segundo turno emocionante, disputado voto a voto, o anúncio de quem será o novo presidente do Uruguai não será feito neste domingo (24).

Devido à margem apertada entre os votos dos dois candidatos, que fez desta eleição a mais disputada no país nos últimos 20 anos, a Corte Eleitoral do Uruguai afirmou que será necessário analisar os chamados “votos observados”. 

Trata-se de votos de pessoas idosas, com incapacidades físicas ou outras restrições, e que, por isso, precisam de checagem especial. Assim, segundo o órgão, o “resultado final deve ser conhecido na quinta ou na sexta”. 

Até 0h30 desta segunda (25), com 99,31% das urnas apuradas, o candidato do Partido Nacional, Luis Lacalle Pou, liderava a contagem por 48,75% contra 47,47% do governista Daniel Martínez, 62, da Frente Ampla, uma diferença de apenas 30.581 votos —os “votos observados” somam 35 mil. 

À 0h17, Lacalle Pou subiu ao palco no Bulevar Artigas, em Montevidéu, junto aos representantes dos cinco partidos, incluindo o Nacional, que o apoiaram. Aos gritos de "presidente, presidente", disse que "o que mais queremos é uma sociedade em paz, e por isso precisamos ter paciência para esperar a contagem final dos votos, nos próximos dias".

Se este resultado se mantiver, haverá alternância de poder no Uruguai pela primeira vez em 15 anos, com a saída da centro-esquerda e o retorno ao poder do tradicional Partido Nacional (blanco), que contou com o apoio de outras quatro legendas de oposição neste segundo turno.

Esta é a segunda tentativa de Lacalle Pou de chegar à Presidência. Ele já havia perdido, em 2014, para o atual mandatário, Tabaré Vázquez, 79. 

Advogado, terá como principal desafio combater a insegurança, grande preocupação dos uruguaios, e impulsionar a economia, que ficou praticamente estagnada em 2019.

O candidato Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, aguarda resultados oficiais da eleição uruguaia em Montevidéu
O candidato Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, aguarda em Montevidéu resultados oficiais da eleição uruguaia - Mariana Greif/Reuters

Liberal na economia, Lacalle Pou faz parte de um partido criado para defender os interesses do campo. A legenda possui uma ala progressista e outra mais conservadora, à qual pertenceu seu pai, Luis Alberto Lacalle, presidente de 1990 a 1995. 

Lacalle Pou se situa um pouco mais à esquerda que o pai e afirmou que não irá rever ou pedir a revogação das leis de direitos civis aprovadas durante o governo da Frente Ampla, como o matrimônio homossexual e as leis da maconha e do aborto.

A vice em sua chapa, Beatriz Argimon, 58, é a presidente do partido e conhecida defensora de maior participação das mulheres na política. Neste domingo (24), reforçou: “Não podemos esquecer que a pobreza no Uruguai tem cara de mulher e de criança”.

Na economia, porém, fará mudanças em relação ao modo como o atual governo conduzia o país. Lacalle Pou quer abrir mais o mercado, derrubar travas protecionistas, cortar gastos do Estado com administração e colaborar com a flexibilização do Mercosul.

Já no caso de uma virada histórica, a Frente Ampla se manteria por mais cinco anos no poder.

Martínez, ex-prefeito de Montevidéu, é do Partido Socialista, ala da Frente Ampla a qual pertence Vázquez.

É conhecido por ter um perfil de gestor. Tímido, não carrega os traços de um populista. Suas propostas para a economia e para as relações internacionais são parecidas às das políticas do atual presidente.

Defende a intervenção do Estado na economia e, em relação à Venezuela, argumenta que o Uruguai siga com a posição de não ingerência, distinta da do Grupo de Lima.

Por volta das 23h30, aos gritos de “Uruguai, Uruguai” e agitando os braços, Martínez subiu ao palco montado para celebrar uma eventual vitória e disse que “é preciso esperar os resultados".

Em seguida, valorizou que, "como ninguém esperava, vamos continuar sendo uma grande força política". "Aceitaremos o desafio de nos mantermos unidos e de usar a inteligência.”

O dia de votação, de sol e calor na capital uruguaia, Montevidéu, foi tranquilo. Havia movimento regular nos centros eleitorais e muita gente aproveitando para passear nos parques e na rambla junto ao rio da Prata.

Após as 17h, começaram a circular carros com bandeiras dos dois partidos, com buzinaços e gente nas esquinas.

O único episódio de distúrbio em meio ao pleito foi a publicação de um vídeo de Guido Manini Ríos, um general aposentado do Exército que obteve 10% de votos no primeiro turno. 

Com linguagem agressiva contra a esquerda, Manini Rios pedia a membros das Forças Armadas para não votar na Frente Ampla. Membro do partido Cabildo Abierto, ele passou a apoiar Lacalle Pou após a derrota no primeiro turno.

A atual vice-presidente do país, Lucía Topolansky, disse que o vídeo feria o veto à propaganda política durante o dia das eleições e que Manini Ríos deveria ser investigado.

Lacalle Pou também reagiu. Disse “não compartilhar em nada” com o tom do aliado nem com o que foi dito no vídeo. Afirmou que “esse tipo de coisa não pode ocorrer no Uruguai”. 

O atual presidente, Tabaré Vázquez, votou cedo. Ao sair de casa, encontrou uma faixa que dizia “gracias, Tabaré”, o que o deixou emocionado.

Vázquez termina seu segundo mandato à frente do país em meio ao tratamento de um câncer de pulmão e após a morte de sua mulher. “Foram cinco anos difíceis”, admitiu.

Após votar, Vázquez disse que não será um problema se a Frente Ampla deixar o poder, que “não deve haver drama” e que trabalhará junto com Lacalle Pou em uma transição.

“Olhando para a região e vendo o Uruguai, me orgulho de como este governo vai deixar o país. Ontem recebi uma ligação de Julio María Sanguinetti [ex-presidente, do Partido Colorado], na qual disse que se orgulhava do nosso país, em um momento em que a América Latina está tão convulsionada”, disse Vázquez. 

O candidtao da Frente Ampla, Daniel Martínez, ao votar em Montevidéu
O candidtao da Frente Ampla, Daniel Martínez, ao votar em Montevidéu - Eitan Abramovich/AFP

O ex-presidente José “Pepe” Mujica foi com Topolansky, em seu Fusca azul, aos locais de votação. Mujica foi discreto e disse apenas que estava “emocionado, com uma emoção que vai além desta eleição”. 

“Tem a ver com recordações e uma nostalgia, com a memória de todos os tropeços e dificuldades que tivemos para chegar até aqui.” 

As imagens de grupos de apoiadores da Frente Ampla e do partido Nacional confraternizando, com hino nacional em conjunto e batucada, viralizaram nos últimos dias. Mas elas foram bastante comuns ao longo da última semana. 

Em uma dessas manifestações, Felisa Giménez, 63, afirmou que prefere ver o candidato da Frente Ampla vitorioso.

“Mas se isso não for possível, tudo bem. Medo mesmo eu tenho de um ex-general, como Manini Ríos com muito poder nesse governo”, disse ela.

“Isso seria uma mudança para um mau caminho, ao qual os uruguaios não querem trilhar porque lembra a ditadura. De resto, nós conhecemos os ‘blancos’, não vai ser muito diferente e é bom porque eles vão saber como endireitar a nossa economia."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.