Embaixada da Rússia publica foto antiga com Temer entre líderes do Brics

Imagem traz também o sul-africano Jacob Zuma no lugar de Cyril Ramaphosa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A embaixada da Rússia no Reino Unido publicou nesta sexta-feira (15) uma imagem antiga em sua conta do Twitter sobre a 11ª Cúpula do Brics, realizada nesta semana em Brasília.

A fotografia traz dois ex-presidentes entre os líderes dos cinco países que compõem o bloco, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A publicação confundiu os mandatários do Brasil e da África do Sul e traz os ex-presidentes dos dois países: Michel Temer em vez de Jair Bolsonaro e Jacob Zuma no lugar de Cyril Ramaphosa.

Junto à imagem foi postado um texto, em inglês, com uma mensagem de Vladimir Putin sobre cooperação para energia nuclear dos Brics.

"Presidente Putin: A Rússia tem as tecnologias de geração de energia nuclear mais limpas, avançadas e ambientalmente amigáveis. Nós estamos prontos para expandir cooperação com as nações do Brics em projetos nucleares mutuamente benéficos", diz o texto.

O Brasil sediou nesta semana a 11ª Cúpula do Brics, em Brasília, que reuniu, além de Putin e Bolsonaro, os líderes Xi Jinping (chinês), Narendra Moodi (indiano) e Cyril Ramaphosa (sul-africano).

A declaração final da cúpula abordou a crise humanitária no Sudão, a guerra no Iêmen, a ameaça nuclear na Coreia do Norte e os conflitos na Síria e na Líbia —mas não fez menção à Venezuela e à Bolívia, países vizinhos ao Brasil que vivem turbulências políticas e econômicas.​

O Itamaraty argumenta que apenas assuntos “de envergadura global” são incluídos em declarações do Brics. A crise venezuelana já gerou um êxodo de 4 milhões de refugiados.

Foto publicada no Twitter da Embaixada da Rússia no Reino Unido mostra foto de cúpula do Brics com o ex-presidente Michel Temer no lugar de Jair Bolsonaro e Jacob Zuma no lugar de Cyril Ramaphosa - Reprodução twitter @RussianEmbassy
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.