Filhos de Evo Morales chegam a Buenos Aires após salvo-conduto

Deslocamento pode fazer parte do plano do ex-presidente de voltar à Bolívia via Argentina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Montevidéu

Os dois filhos reconhecidos por Evo Morales, Evaliz e Álvaro, aterrissaram em Buenos Aires na tarde deste sábado (23), depois de passar dias acolhidos na embaixada do México em La Paz.

Reconhecidos porque o ex-presidente boliviano, que é solteiro, já foi questionado por não reconhecer a paternidade de outras crianças. Tanto Evaliz quanto Álvaro souberam quem era seu pai e o conheceram quando já estavam no final da infância.

A autoproclamada presidente da Bolívia, Jeanine Añez, concedeu um salvo-conduto para que ambos viajassem, dizendo que “os filhos não são culpados pelos crimes dos pais”.

Ambos partiram na madrugada deste sábado (23) de La Paz, via Lima, e chegaram à capital argentina no meio da tarde. O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, havia oferecido asilo político a Evo, a partir de 10 de dezembro, quando assume a Presidência.

Evo respondeu que a proposta estava sendo estudada porque “da Argentina seria mais fácil voltar para a Bolívia”. Agora, a chegada dos filhos pode ser um indício de que este pode ser o plano do ex-presidente boliviano.

“Não perdi a esperança de voltar para a Bolívia a qualquer momento. Se me aproximo por meio da Argentina, será ainda melhor”, afirmou Evo em entrevista realizada no México na última semana.

Evaliz Morales, 25, é advogada e fruto de uma relação de seu pai com Francisca Alvarado Pinto, uma ex-dirigente de um movimento político, o Ele Pachakuti.

Evo a reconheceu quando ela tinha 7 anos de idade. Com o tempo, porém, foram se aproximando, e o pai chegou a estimular que ela entrasse na polícia.

Já Álvaro Morales, 24, é filho de Evo com a professora Marisol Peredo. Ele foi reconhecido quando tinha 11 anos e, em 2009, deu uma entrevista à TV boliviana em que pedia dinheiro ao pai, que já era presidente.

Evo, então, o ajudou, e Álvaro se formou em engenharia. Desde então, celebra as conquistas de seus filhos nas redes sociais, mas raramente é visto com eles, que não costumavam frequentar a residência oficial.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.