Noite de saques e incêndios aumenta tensão social no Chile

Presidente desiste de participar de cúpula do clima que seria sediada pelo país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Santiago | AFP e Reuters

Saques em um hotel e em vários supermercados, além de incêndios em diferentes partes do Chile, registrados na madrugada desta quarta-feira (27), aumentaram a tensão na crise social que atinge o país há seis semanas.

Em resposta à noite de protestos, o presidente conservador Sebastián Piñera convocou uma reunião de emergência com diversos ministros na sede do governo, um dia depois de pedir que o Exército volte às ruas para defender a infraestrutura do país.

Segundo o ministro da Defesa, Alberto Espina, os protestos —que começaram em reação ao aumento da tarifa do metrô há mais de um mês e passaram a abarcar pautas mais amplas, como a reforma constitucional— estão "alcançando níveis de violência que não eram vistos desde o retorno à democracia", em 1990. 

A cidade turística de La Serena, que fica na costa norte do país, registrou um dos episódios mais violentos: o tradicional hotel Costa Real, em que trabalham 60 funcionários, foi saqueado e em seguida queimado por homens encapuzados. Eles reviraram mesas, danificaram a pintura das paredes e quebraram janelas

 
Na portuária San Antonio, na região de Valparaíso, a fúria foi repetida com atos de vandalismo que incluíram o ateamento de fogo às instalações do jornal local El Líder. Em outubro, a sede do diário El Mercúrio, em Valparaíso, já havia sido incendiada.

Ao sul, em Concepción, uma manifestação terminou com incidentes violentos entre homens encapuzados e a polícia.

Já em Santiago, a estação de metrô República —localizada em um distrito universitário no centro— sofreu novamente danos que obrigaram as autoridades a suspender sua operação, acrescentando um novo problema à rede ferroviária metropolitana, que teve mais de 70 estações danificadas desde o início dos protestos, em 18 de outubro.

Em várias partes do país, os panelaços voltaram com força na noite de terça-feira (27), depois da confirmação de que o estudante universitário Gustavo Gatica, 21, ficou totalmente cego devido às balas disparadas por oficiais há algumas semanas. Mais de 200 pessoas sofreram danos graves nos olhos durante as manifestações.

Após a reunião no Palácio de la Moneda, em Santiago, Piñera advertiu que "a violência está causando danos que podem se tornar irreparáveis para o corpo e a alma da nossa sociedade".

Para o chefe do Senado, Jaime Quintana, de centro-esquerda, o presidente deveria assumir a responsabilidade pela violência. "O governo está longe de ter feito tudo o que poderia e deveria ter feito."

Na manhã de quarta, o movimento "No+Tag" —que exige uma queda nos preços das tarifas rodoviárias— retomou as principais vias de acesso de Santiago, causando engarrafamentos.

Pela tarde, um shopping center no bairro de Las Condes recebeu protestos pacíficos, e diversas estações de metrô no distrito financeiro da cidade foram fechadas em função das manifestações.

Até agora, houve 26 mortos e mais de 2.800 feridos em decorrência dos protestos. Nesta quarta (27), o peso chileno atingiu desvalorização recorde em relação ao dólar.

Piñera também desistiu de participar da conferência do clima COP 25, que será realizada de 2 a 13 de dezembro, em Madri. A informação foi confirmada pela ministra do Meio Ambiente, Carolina Schmidt, em um café da manhã com sua par espanhola, Teresa Ribera, informou o jornal La Tercera.

O Chile sediaria a conferência, mas desistiu logo após o começo dos protestos.

Até agora, os esforços de Piñera para conter a violência foram em vão, apesar das promessas de aumentar as pensões, o salário mínimo e os benefícios de saúde, além de convocar um plebiscito para consultar se os chilenos querem uma nova Constituição.

Manifestante é atingido por jato de água disparado pela polícia em protesto contra o governo de Sebastián Piñera, em Santiago, no Chile - Claudio Reyes/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.