Descrição de chapéu

Otan chega aos 70 em meio a receios sobre futuro da aliança militar

Encontro em Londres corre o risco de se converter em exibição pública de discordâncias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Marc Champion Jonathan Stearns
Bloomberg

Um encontro concebido como uma celebração de uma das alianças militares mais importantes do mundo corre o risco de se converter em uma exibição pública de discordâncias —e desta vez não é em função de algo que o presidente Donald Trump tenho dito ou feito.

Os líderes da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) vão se reunir em Londres nesta terça (3) e na quarta (4) e terão dois outros presidentes com quem se preocupar: o francês Emmanuel Macron, que recentemente questionou a cláusula de defesa coletiva que está no cerne da Otan, e o turco Recep Tayyip Erdogan, que perturbou países membros da aliança com sua decisão de enviar tropas à Síria e adquirir um sistema russo de defesa antimísseis.

E, agora, para agravar a situação, Macron e Erdogan estão trocando insultos em público.

O presidente francês, Emmanuel Macron, em entrevista coletiva após se encontrar com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, em Paris
O presidente francês, Emmanuel Macron, em entrevista coletiva após se encontrar com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, em Paris - Bertrand Guay/Pool via Reuters

Na realidade, tanta coisa mudou desde que a então primeira-ministra britânica Theresa May ofereceu sediar a reunião de dois dias para celebrar o 70º aniversário da criação da Otan que seu sucessor, Boris Johnson, poderia ser perdoado por desejar que ela não o tivesse feito.

“Vou dizer novamente para você na Otan —cheque primeiro para ver se não é você quem sofreu morte cerebral”, disse Erdogan, dirigindo-se a Macron em discurso proferido na sexta-feira (29) em Istambul.

Erdogan se referia a uma entrevista dada pelo líder francês no mês passado em que Macron criticou a Turquia e descreveu a Otan como tendo sofrido morte cerebral.

Com três países membros importantes levando pautas conflitantes para a mesa num encontro que acontece durante a reta final de uma tensa campanha eleitoral britânica, o evento corre o risco de alimentar os receios em relação ao futuro da Otan, em vez de festejar uma aliança descrita normalmente por seus líderes como o agrupamento militar mais bem-sucedido da história.

Na semana passada, autoridades dos EUA e do Reino Unido fizeram questão de ressaltar os êxitos da Otan, incluindo um sentido renovado dos objetivos da aliança desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2014.

Os gastos dos países membros com a defesa vêm subindo, e a Otan está ampliando sua ação para abranger contraterrorismo, cibersegurança e agora até a área espacial.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, rechaçou a descrição feita por Macron da aliança como estando enfraquecida. Ele e Macron se reuniram em Paris na semana passada.

E a aliança continua a atrair atenção. A Macedônia do Norte está prevista para fazer parte da organização a partir de 2020, elevando para 30 o número de líderes em volta da mesa nesta semana.

Em 1989, quando o Muro de Berlim caiu, a Otan tinha 15 membros.

Mas essas conquistas estão ficando em segundo plano, ofuscadas pela disputa cada vez mais pública sobre o que a Otan deve representar e que ações ela deve enfocar.

Numa aparente tentativa de conter a discussão, a Alemanha propôs a criação de um grupo de especialistas para redigir um relatório sobre o formato político futuro da aliança.

Macron levou a chanceler alemã, Angela Merkel, a fazer uma defesa veemente da aliança na semana passada, dizendo a parlamentares em Berlim que “hoje a Europa não tem condições de se defender sozinha”.

Durante muitos anos, Merkel fez parte do cimento que consolidou a Otan, mas agora, desde que seu parceiro na coalizão de centro-esquerda elegeu uma liderança nova e mais radical, sua posição está ameaçada em seu próprio país.

Um funcionário sênior dos EUA disse na sexta-feira (29) que Trump vai priorizar um esforço para angariar o apoio da Otan para resistir à influência crescente da China.

Segundo o funcionário, Trump também vai pressionar os membros da aliança a elevarem seus gastos com a defesa e excluírem firmas chinesas da construção de redes de telefonia celular 5G, algo que muitos países relutam em fazer.

Em vez de conter o avanço da China, Macron quer que a Otan priorize o combate ao terrorismo. Treze soldados franceses morreram no Mali na semana passada e na sexta-feira um terrorista matou duas pessoas em Londres.

Um funcionário francês disse que Macron também pretende defender uma partilha “operacional” maior das responsabilidades, como maneira de complementar a campanha de Trump para fazer a Europa arcar com uma parte mais substancial dos custos financeiros da aliança.

Erdogan, enquanto isso, quer que a Otan aceite a missão turca no norte da Síria, incluindo classificar como ameaça terrorista as milícias curdas que combateram o Estado Islâmico ao lado de outros aliados da aliança.

O líder turco também esfregou sal em outra ferida aberta nos laços da Turquia com aliados ocidentais, desempacotando e testando o sistema de defesa aérea à base de aparelhos S-400 —não compatível com a Otan—, que adquiriu recentemente da Rússia.

E isso tudo antes mesmo de Trump postar seu primeiro comentário sobre o evento no Twitter.

O presidente norte-americano chegará ao encontro com a atenção tomada por pressões no front doméstico, onde ele é alvo de um processo de impeachment.

“Se conseguirmos passar por este encontro de líderes sem os presidentes Trump, Macron ou Erdogan fazerem algo que prejudique a aliança, será uma prova de quanto os países valorizam essa instituição”, comentou Kori Schake, ex-funcionária do Conselho de Segurança Nacional na administração de George Bush e hoje vice-diretora do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos.

O cronograma reduzido da cúpula —as sessões formais levarão apenas cerca de quatro horas— talvez limite o potencial de criação de problemas.

Os observadores de longa data da Otan também avisam que não se devem exagerar os perigos das tensões intra-aliança, que não são novidade em uma organização que abrange países com geografias e prioridades de segurança diferentes.

O questionamento por Macron do engajamento coletivo com a defesa que está na base da Otan é perigoso, mas de muitas maneiras o presidente francês está apenas retornando para a postura tradicionalmente meio desapegada da França.

O presidente Charles de Gaulle tirou a França da estrutura de comando militar da aliança em 1966, e o país só voltou a ela em 2009.

“Não é um ponto de vista que está na moda, eu sei”, comentou Adam Thomson, o enviado britânico à Otan entre 2014 e 2016, mas “a Otan vem procurando um novo panorama desde o final da Guerra Fria e, até certo ponto, já tem muito do material à mão”.

Ele citou três papeis novos assumidos pela Otan desde a Guerra Fria: o controle de crises em lugares como o Afeganistão, administração das disputas potenciais entre membros no leste europeu e construção de parcerias com dezenas de países não membros da aliança.

Sendo a cidade que abrigou a primeira sede da Otan, Londres foi a escolha natural para sediar o aniversário que será celebrado nesta semana. A ideia era também que essa escolha servisse como declaração sobre a estatura global de um novo Reino Unido pós-brexit.

Mas entre o momento em que a reunião foi marcada e hoje, a saída britânica do Reino Unido foi adiada.

E Boris Johnson convocou uma eleição antecipada para 12 de dezembro. Com protestos contra Trump planejados, o oposicionista Partido Trabalhista espera capitalizar em cima da impopularidade do presidente americano e de sua amizade com Boris.

Se o atual premiê perder para o líder trabalhista Jeremy Corbyn na eleição, isso dará à Otan mais um indivíduo com quem se preocupar em sua próxima cúpula, marcada para 2021.

Ao longo de sua carreira, o líder socialista incendiário já descreveu a Otan como “um perigo para a paz mundial e a segurança do mundo”.

Mais recentemente, porém, Corbyn se alinhou com a posição de seu partido, pela qual o Reino Unido deve permanecer na aliança. Mas é provável que, caso eleito, seja mais um parceiro a causar constrangimentos.

Em 2014, a última vez que o Reino Unido recebeu líderes da Otan, Corbyn, em ato público anti-Otan, disse que o fim da Guerra Fria “deveria ter sido o momento de a Otan fechar suas portas, desistir, ir para casa e desaparecer".

O que é a Otan?

  • A Organização do Tratado do Atlântico Norte é uma aliança de defesa regional criada em 1949 como uma resposta à expansão da presença militar da URSS na Europa Central e do Leste
  • Sua função mais importante é garantir que, caso um membro seja atacado, os demais saiam em sua defesa
  • Com o fim da URSS em 1991, a aliança perdeu seu objetivo principal e se tornou fórum de cooperação militar 
  • Durante o governo de Bill Clinton (1993 - 2001), os EUA lideraram iniciativa para aumentar o número de membros como forma de integrar ex-soviéticos, como a República Tcheca, a Hungria e a Polônia
  • Estônia, Letônia e Lituânia entraram na Otan em 2004. A adesão ao bloco recebe grande apoio entre elas,
  • que buscam na aliança garantias contra uma eventual pressão russa

Tradução de Clara Allain

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.