Empresário ligado a Trump teve reunião secreta com vice de Maduro

Erik Prince, da empresa Blackwater, propôs um acordo comercial e pediu libertação de presos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ben Bartenstein Stephanie Baker
Bloomberg

O empresário do setor de segurança privada Erik Prince, que tem vínculos com a administração Trump, teve discussões secretas em Caracas em novembro com a vice-presidente da Venezuela, tendo antes informado pelo menos um funcionário americano sênior sobre seus planos. A informação é de pessoas que estão a par do que aconteceu.

Na reunião com a vice-presidente Delcy Rodriguez, segundo uma dessas pessoas, Prince, ex-seal da Marinha americana, fundador da controversa empresa militar privada Blackwater e que no início do ano apresentou um plano para derrubar o ditador venezuelano Nicolás Maduro, propôs um acordo comercial e pediu a libertação de seis executivos da empresa petrolífera Citgo encarcerados.

Delcy Rodriguez, vice-presidente da Venezuela, em entrevista coletiva em Caracas - Carlos Garcia Rawlins - 28.ago.2017/Reuters

Poucos dias atrás os funcionários da Citgo foram transferidos da prisão, onde passaram dois anos, para a prisão domiciliar. Não está claro por que foram transferidos, nem se o pedido feito por Prince influiu sobre a decisão. A Citgo é o braço americano da PDVSA, a empresa petrolífera estatal da Venezuela.

A viagem foi uma iniciativa do próprio Prince, não da administração americana, mas ele informou pelo menos um funcionário sênior da administração sobre o que ia fazer. Não está claro se Prince levou uma mensagem oficial à Venezuela ou se viajou ao país principalmente a negócios.

Uma pessoa informada sobre a reunião disse que Prince sugeriu enviar pessoal para treinar a força policial venezuelana e dar proteção a juízes e candidatos políticos, para ajudar a abrir caminho para uma nova eleição presidencial.

A viagem de Prince talvez seja o sinal mais recente de uma mudança na política de Washington em relação à Venezuela, na medida em que o presidente Donald Trump está perdendo a confiança na possibilidade de o líder oposicionista Juan Guaidó derrubar Maduro algum dia.

E marca uma virada completa para Prince, cujo plano anterior, traçado depois de os EUA terem reconhecido Guaidó como líder legítimo da Venezuela, em janeiro, previa a utilização de milhares de mercenários para arrancar Maduro do poder.

Maduro teria sido informado mais tarde sobre a visita de Prince, fato que sugere a existência de um potencial canal informal de comunicação entre dois líderes que se criticam fortemente em público. A vice-presidente Delcy Rodriguez, uma das assessoras mais próximas a Maduro, é alvo de sanções do governo americano, e discutir qualquer negócio com ela sem permissão infringe as leis americanas.

Mensagens deixadas para Prince em duas de suas empresas para pedir declarações não foram respondidas, nem tampouco mensagens deixadas para Rodriguez. Jorge Rodriguez, irmão da vice-presidente e ministro da Informação venezuelano, respondeu “nada a comentar”. A Casa Branca não respondeu.

Elliott Abrams, o enviado especial do Departamento de Estado à Venezuela, disse que o departamento não tinha conhecimento da reunião de Prince.

“Nem a reunião nem quaisquer ofertas dela resultantes foram feitas em nome do governo dos Estados Unidos, e à primeira vista parece que tais ofertas violariam as sanções americanas”, ele disse em email.

“Os EUA apoiam Juan Guaidó plenamente e esperam que ele seja reeleito presidente da Assembleia Nacional. Ele é o líder da oposição e símbolo da transformação democrática; para os venezuelanos, ele encarna sua luta para restaurar a democracia em seu país.

Na semana passada o vice-presidente Mike Pence se reuniu com funcionários seniores para reavaliar o esforço que a Casa Branca empreende há um ano para incentivar uma transição democrática na Venezuela. Depois de não ter conseguido afastar Maduro em um levante na primavera, Guaidó está perdendo capital político. No início deste mês a legislatura venezuelana abriu uma investigação sobre um potencial tráfico de influência entre legisladores oposicionistas. A Assembleia Nacional vai votar em 5 de janeiro de 2020 para decidir se Guaidó continuará como seu presidente.

Herdeiro de uma fortuna bilionária e irmão da secretária de Educação americana, Betsy DeVos, Erik Prince fiou conhecido como empresário de segurança privada. Durante a Guerra do Iraque o governo americano contratou a Blackwater para fazer a segurança das operações do Departamento de Estado nesse país. Em 2007 funcionários da Blackwater mataram civis iraquianos a tiros na praça Nisour, em Bagdá, atraindo condenação mundial.

Um dos maiores clientes de Prince é o governo chinês. Ele já foi interrogado também nas investigações sobre a interferência russa nas eleições presidenciais americanas de 2016, para determinar se ele tentou criar um canal informal de comunicação entre a administração Trump e o Kremlin. China e Rússia ainda são duas das maiores fontes de apoio a Nicolás Maduro.

Grande doador de Trump, Prince trabalhou também com o ex-chefe de campanha de Trump Steve Bannon em um esforço para erguer um muro na fronteira entre EUA e México, entre outros projetos.
 

Tradução de Clara Allain

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.