Número de mortos após erupção vulcânica na Nova Zelândia sobe para 18

Segundo as equipes de socorro, dois corpos que ainda não foram recuperados estão no mar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Wellington | AFP e Reuters

O número de mortos pela erupção de um vulcão na ilha White, na Nova Zelândia, aumentou para 18, incluindo duas pessoas cujos corpos não foram recuperados, informou a polícia neste domingo (15).

No total, 18 das 47 pessoas que estavam nessa atração turística perderam a vida na explosão do vulcão mais ativo do país, que ocorreu na última segunda-feira (9). 

Acredita-se que os dois corpos que ainda não foram recuperados possam estar no mar. Mergulhadores que realizam as buscas na água contaminada ao redor da ilha não conseguiram encontrar um corpo que foi visto flutuando alguns dias atrás.

"As equipes de resgate estão frustradas. Entendemos perfeitamente como pode ser frustrante para as famílias que querem recuperar os corpos", disse o vice-comissário de polícia Mike Clement.

Outros 26 sobreviventes estão em hospitais na Nova Zelândia e na Austrália —cerca de 20 continuam em estado grave. 

Das 47 pessoas que estavam na ilha no momento da erupção, 24 eram Austrália, nove dos EUA, cinco da Nova Zelândia, quatro da Alemanha, duas da China, duas do Reino Unido e uma da Malásia.

Um comunicado divulgado no sábado (14) pela agência geológica Geonet, do governo neozelandês, afirmou que há um risco de 35% a 50% de uma nova erupção na ilha nas próximas 24h. Na sexta (13), essa projeção era de 50% a 60%.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou que um minuto de silêncio será respeitado na segunda-feira (16), no mesmo horário da erupção do vulcão da ilha White.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.