Descrição de chapéu Governo Trump

Os Americanos: Rancor impulsiona Trump rumo à reeleição nos EUA

Folha percorre 4 estados do Cinturão da Ferrugem, região crucial para decidir se presidente segue na Casa Branca

Marina Dias Lalo de Almeida
Meio-Oeste dos Estados Unidos

Inspirada pelo fotógrafo suíço Robert Frank, que rodou os Estados Unidos num Ford Business Coupe em meados dos anos 1950, a Folha percorreu de carro, durante 11 dias, quatro estados do Cinturão da Ferrugem, área industrial de tradição democrata que mudou de lado e determinou a vitória do hoje presidente dos Estados Unidos.

As imagens de Frank na obra “The Americans” mostravam a dilacerante realidade do país em contraste com o otimismo do sonho americano propagado pela TV naquela época.

Scott Birk, funcionário de uma planta de processamento de antracito na região carvoeira da Pensilvânia
Scott Birk, funcionário de uma planta de processamento de antracito na região carvoeira da Pensilvânia - Lalo de Almeida/Folhapress

Na estrada em um Ford (Fiesta), a reportagem da Folha também encontrou paradoxos.

Cruzou com grevistas que movimentaram os EUA em outubro, comunidades esquecidas em meio a minas de carvão e mulheres tão centradas na própria realidade que não imaginam que, em uma cidade próxima ao clube que frequentam, pessoas precisam formar fila para receber comida e água potável.

A pouco menos de um ano do pleito, Trump segue forte na região rumo a uma segunda vitória, enquanto os democratas estão desanimados diante da reedição de problemas que empurraram Hillary Clinton à amarga derrota em 2016.

Leia aqui o especial Os Americanos.

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.