Convite a Bolsonaro para Dia da República exibe desejo indiano de aprofundar laços

Celebração deste ano marca 70 anos da Constituição do país, símbolo da independência do Reino Unido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Déli

Como convidado de honra do Dia da República da Índia, o presidente Jair Bolsonaro será homenageado durante uma dupla celebração.

Originalmente, o dia 26 de janeiro comemorava a independência da Índia, porque foi nessa data, em 1930, que o partido Congresso Nacional decidiu que lutaria para se emancipar do Reino Unido.

Depois da independência indiana, em 15 de agosto de 1947, líderes queriam que o dia 26 continuasse a ser lembrado, então fizeram com que a promulgação da Constituição indiana, em 1950, ocorresse na mesma data.

Cadetes das forças policiais da Índia participam de ensaio para desfile do Dia da República, em Kolkata
Cadetes das forças policiais da Índia participam de ensaio para desfile do Dia da República, em Kolkata - Dibyangshu Sarkar - 24.jan.20/AFP

A Constituição marca a transição completa do país para uma democracia após a independência do Reino Unido.

No Dia da República, um desfile grandioso ocorre pelo Rajpath, um dos principais bulevares da capital indiana, e reúne 1 milhão de pessoas, com direito a tanques, camelos e caças.

O evento se tornou uma data para celebrar os feitos da Índia nos campos militar e científico e para exaltar a diversidade cultural, religiosa e étnica do país. 

Às vezes há apenas um convidado de honra, como neste ano e no ano passado, quando o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa foi o escolhido. Os ex-presidentes François Hollande, da França, em 2016, e Barack Obama, dos EUA, em 2015, também foram homenageados.

Em 2018, no entanto, houve 10 convidados, entre eles os presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, e da Indonésia, Joko Widodo, e o primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Loong.

Os últimos líderes brasileiros a receberem esse convite foram Luiz Inácio Lula da Silva, em 2004, e Fernando Henrique Cardoso, em 1996.

“O convite para qualquer chefe de Estado ou governo para ser o convidado de honra do Dia da República é um reconhecimento da importância que a Índia dá ao relacionamento com o país. Também reflete nosso desejo de aprofundar os laços com o país”, explica o cônsul-geral da Índia em São Paulo, Amit Kumar Mishra.

“A presença do presidente Bolsonaro no desfile de 2020 também é histórico, uma vez que marca os 70 anos da Índia como república.” 

Por outro lado, no entanto, houve críticas na Índia sobre a escolha do brasileiro para comparecer ao evento. Ativistas e entidades de esquerda afirmam que um líder com histórico de declarações homofóbicas não deveria merecer tal honra.

“O presidente do Brasil é uma figura tão polêmica, por que o convidamos? Entendo que temos ótimas relações com o Brasil, mas não tinha nenhum outro para a gente convidar?”, perguntou uma jornalista indiana no briefing realizado no ministério das Relações Exteriores do país. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.