Irã envia à Ucrânia caixas-pretas de avião derrubado acidentalmente

Dados serão analisados por França, Canadá e Estados Unidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dubai | Reuters

O Irã anunciou neste sábado (18) que enviará à Ucrânia as caixas-pretas do avião comercial ucraniano derrubado acidentalmente no início do mês. Seus dados serão analisados por especialistas de França, Canadá e Estados Unidos, segundo autoridades iranianas ouvidas pela agência de notícias Tasnim. 

No dia 8 de janeiro, o Boeing 737-800 da Ukraine International Airlines foi derrubado cinco minutos após decolar do aeroporto Imam Khomeini, em Teerã, deixando 176 pessoas mortas.

A aeronave foi confundida com um míssil de cruzeiro (armamento guiado remotamente para liberar ogivas a longas distâncias) e abatida por um míssil de curto alcance iraniano.

Uma das caixas-pretas do avião que caiu, exibida por uma emissora de TV iraniana - Irib/Wana/via Reuters

"Se esse esforço [entre os três países] não der certo, as caixas-pretas serão enviadas para a França", afirmou o diretor encarregado das investigações da aviação civil do Irã, Hassan Rezaifar. Inicialmente, o país havia manifestado interesse em analisar o conteúdo em seu território.

O anúncio ocorre após o premiê canadense, Justin Trudeau, afirmar nesta sexta (17) que o material está gravemente danificado e que a França é um dos poucos países com capacidade de ler os gravadores de dados.

Entre as vítimas, havia 82 iranianos, 57 canadenses e 11 ucranianos. Boa parte dos passageiros faria uma conexão para um voo com destino ao Canadá. 

O Irã levou alguns dias para reconhecer que a Guarda Revolucionária do país tinha derrubado o avião. Na semana passada, o general Amir Ali Hajizadeh, comandante da seção aeroespacial, assumiu a culpa pelo erro em uma declaração à TV estatal. "Preferiria estar morto a testemunhar um acidente semelhante", afirmou.

A ofensiva acidental de Teerã ocorreu na esteira das tensões provocadas pela morte do general Qassim Suleimani, vítima de um ataque dos EUA ao aeroporto de Bagdá no dia 3 de janeiro.


CRONOLOGIA DA CRISE NO IRÃ

15.nov Regime anuncia aumento de ao menos 50% no preço da gasolina, e manifestações tomam as ruas; repressão deixa mais de 200 mortos nos dias seguintes

31.dez Manifestantes atacam a embaixada dos EUA em Bagdá, em resposta ao bombardeio dos americanos contra a facção pró-Irã Kataib Hezbollah; ação matou 25 iraquianos

3.jan EUA matam general iraniano Qassim Suleimani em ataque a aeroporto de Bagdá; ele era a segunda pessoa mais importante do país, atrás apenas do líder supremo

5.jan Irã anuncia que vai deixar de cumprir as exigências do acordo nuclear assinado em 2015, colocando um ponto final no pacto e abrindo caminho para produção de armas nucleares

6.jan Centenas de milhares de pessoas vão às ruas de Teerã em cortejo fúnebre de Suleimani

7.jan Confusão durante funeral de Suleimani em sua cidade natal, Kerman, deixa 56 mortos e 213 feridos

8.jan Guarda Revolucionária do Irã ataca com mísseis duas bases americanas no Iraque, sem deixar soldados americanos mortos; horas mais tarde, avião ucraniano com destino a Kiev cai perto ao aeroporto de Teerã, matando as 176 pessoas a bordo

11.jan Irã assume que Exército do país derrubou avião por “erro humano”, e manifestantes contra o governo vão às ruas

14.jan Quarto dia de protestos contra o regime; ativistas acusam a polícia de usar munição letal para dispersar grupos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.