Peru plantará 1 milhão de árvores para proteger Machu Picchu

Região que abriga ruínas de cidade histórica tem deslizamentos frequentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lima | AFP

O presidente peruano, Martin Vizcarra, lançou uma campanha de plantio de 1 milhão de árvores para o santuário arqueológico Machu Picchu, com o objetivo de proteger o local das chuvas e deslizamentos que acontecem na região. 

Vizcarra disse na quinta-feira (9) que a meta de um milhão de árvores "é uma obrigação do governo, da região, do município e de todos os cidadãos que querem proteger uma das maravilhas do mundo". 

Martín Zabala - 22.ago.2018/Xinhua
Ruínas de Machu Picchu, no Peru

O complexo arqueológico faz parte de área de proteção com mais de 35 mil hectares no Peru, encravado em uma densa selva, situada na parte oriental dos Andes peruanos e às margens do rio Urubamba.  

A cidadela fica a 80 quilômetros a noroeste da cidade de Cuzco, antiga capital do império inca. O local sofre há anos com ameaças de deslizamentos no inverno, por causa das intensas chuvas, e de incêndios no verão.

No domingo (5), a empresa responsável pelo transporte de trem ao santuário suspendeu o serviço por algumas horas devido ao deslizamento de pedras e lama ocasionado pelas chuvas, por exemplo. 

Especialistas do Ministério do Meio Ambiente consideram necessário o plantio de árvores no cinturão ecológico, para proteger Machu Picchu e a flora e fauna que a cercam. As raízes das plantas, por exemplo, ajudam a segurar a terra e, assim, a evitar deslizamentos. 

O santuário foi encontrado em 1911 pelo expedicionário americano Hiram Bingham e passou a ser considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1983. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.