Terremoto de magnitude 7,7 ativa alerta de tsunami no Caribe

Aviso de ondas gigantes foi posteriormente retirado; Cuba, Jamaica e Miami sentiram tremor

AFP e Reuters

Um terremoto de magnitude 7,7 sacudiu nesta terça-feira (28) o mar do Caribe entre Cuba e Jamaica, gerando alertas de tsunami na costa dos dois países e também do México e da América Central.

Pouco mais de uma hora depois, por√©m, o alerta foi retirado. N√£o h√° informa√ß√Ķes sobre v√≠timas.

Segundo o Instituto Geol√≥gico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto foi registrado a 10 km de profundidade √†s 16h10 no hor√°rio de Bras√≠lia, 125 quil√īmetros a noroeste de Lucea, na Jamaica.

O tremor foi sentido também em Miami, nos Estados Unidos, onde pessoas foram retiradas de edifícios, segundo a imprensa local.

Trabalhadores deixam edifício comercial em Havana após terremoto
Trabalhadores deixam edifício comercial em Havana após terremoto - Adalberto Roque/AFP

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pac√≠fico no Hava√≠ avisou, com base em leituras preliminares, sobre a "possibilidade de perigosas ondas de tsunami para a costa situada dentro dos 300 quil√īmetros do epicentro do terremoto".

"Ondas de tsunami alcan√ßando de 0,3 metro a 1 metro acima do n√≠vel do mar s√£o poss√≠veis em algumas √°reas da costa de Belize, Cuba, Honduras, M√©xico, Ilhas Cayman e Jamaica", diz o comunicado do Centro Internacional de Informa√ß√£o sobre Tsunamis. ‚Äč

O jornal Jamaica Observer, com sede em Kingston, disse que o sismo foi sentido em boa parte da ilha e durou vários segundos. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra a água de uma piscina se movendo, aparentemente na capital jamaicana.

O terremoto foi sentido em v√°rias prov√≠ncias de Cuba, informou o governo. Segundo uma testemunha ouvida pela Reuters, por√©m, n√£o foi fortemente percebido na capital, Havana.

Mikhail Campbell, porta-voz da pol√≠cia nas Ilhas Cayman, disse que n√£o foi informado de nenhum dano mais s√©rio no pa√≠s.

A ag√™ncia de gerenciamento de desastres da ilha, ligada ao governo, pediu no Twitter que a popula√ß√£o se afaste urgentemente da costa e que quem estivesse em √°reas baixas se movesse para regi√Ķes mais elevadas. 

Tópicos relacionados

Coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.