Três foguetes atingem embaixada dos EUA em Bagdá e deixam um ferido

Complexo fica na Zona Verde, alvo de ataques nos últimos meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bagdá | AFP

Três foguetes atingiram a embaixada dos Estados Unidos em Bagdá neste domingo (26), de acordo com uma fonte de segurança à agência de notícias AFP, que também relatou a queda de outro míssil em um café próximo ao local. 

O ataque deixou ao menos um ferido, segundo uma fonte iraquiana. A embaixada está localizada na Zona Verde de Alta Segurança de Bagdá, local regularmente alvo de ataques com foguetes nos últimos meses.

Mais cedo, as forças de segurança do Iraque confirmaram a informação de que vários foguetes caíram próximo à representação diplomática americana na capital do Iraque, sem deixar vítimas.

Embaixada americana na Zona Verde de Bagdá, capital do Iraque
Embaixada americana na Zona Verde de Bagdá, capital do Iraque - 7.jan.20/Reuters

Jornalistas da AFP ouviram explosões vindas da margem ocidental do rio Tigre, onde está localizada a maioria das embaixadas estrangeiras na cidade, além de inúmeras instituições oficiais.

O ataque ocorre dois dias após milhares de pessoas se concentrarem em Bagdá em resposta a um pedido do clérigo populista Moqtada Sadr para exigir a expulsão de tropas americanas do Iraque. 

A presença militar dos EUA tem sido alvo de grande debate no país desde que um ataque dos EUA matou o general iraniano Qassim Soleimani e um comandante iraquiano perto do aeroporto de Bagdá em 3 de janeiro. 

O ataque deste domingo foi o último de uma série realizada com foguetes neste mês contra a Zona Verde, onde também está localizado o Parlamento iraquiano.

Também no domingo, um manifestante iraquiano morreu depois que a polícia abriu fogo contra vários protestos no sul do país e em Bagdá. Dezenas ficaram feridas, segundo uma fonte médica.

Determinados, agitando bandeiras iraquianas, os grupos pedem profundas reformas políticas desde 1º de outubro. Eles invadiram novamente as ruas e praças da capital e de várias cidades do sul, de onde foram removidos no sábado (25), quando outras três pessoas morreram durante confrontos com as forças de segurança.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.