Vídeo mostra que dois mísseis atingiram avião ucraniano; veja

Boeing caiu devido a erro de militar iraniano, matando todos a bordo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um vídeo inicialmente divulgado pelo jornal The New York Times nesta terça (14) mostra dois mísseis iranianos sendo disparados em direção ao avião ucraniano derrubado por militares do Irã na semana passada. Os disparos ocorrem com intervalo de cerca de 30 segundos entre um e outro.

As imagens, obtidas via câmeras de segurança, foram analisadas e confirmadas pelo jornal.

Nenhum dos mísseis derrubou o avião imediatamente, que seguiu voando de maneira errática em direção ao aeroporto internacional de Teerã, enquanto pegava fogo. O  Boeing 737-800 da Ukraine International Airlines, que seguia para Kiev, caiu momentos mais tarde.

Todas as pessoas a bordo morreram. Entre as vítimas, havia 82 iranianos, 57 canadenses e 11 ucranianos. Boa parte dos passageiros faria uma conexão com destino ao Canadá.

O Irã levou alguns dias para reconhecer que a Guarda Revolucionária do país tinha derrubado o avião, culpando inicialmente problemas técnicos da aeronave. No sábado (11), o general Amir Ali Hajizadeh, comandante da seção aeroespacial, assumiu a culpa pelo erro em uma declaração à TV estatal. "Preferiria estar morto a testemunhar um acidente semelhante", afirmou.

Uma equipe de especialistas canadenses que ingressou na investigação visitou o local do acidente nesta terça, informou uma agência de notícias iraniana. Além disso, o premiê canadense, Justin Trudeau, pediu a ajuda de Kiev para conversar com o Irã sobre a identificação dos corpos dos cidadãos canadenses que foram mortos.

Destroço do Boeing ucraniano que caiu próximo ao aeroporto de Teerã - Photo by STR / National Security and Defense Council of Ukraine / AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.